Saiba quais os principais pontos de sinalização de acessibilidade

Acessibilidade 30/10/2019
Saiba quais os principais pontos de sinalização de acessibilidade

Antes de conhecermos alguns dos principais pontos de sinalização de acessibilidade, é fundamental que saibamos que todos os itens, sem exceção, devem atender aos padrões da NBR 9050, uma norma regulamentadora da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. Estão na NBR 9050 todos os padrões de medidas máximas e mínimas, formatos, restrições e demais detalhes para instalação de placas de sinalização, pisos táteis e assim por diante.

Hoje, aqui no blog da Wat, você irá conhecer os principais pontos de sinalização de acessibilidade e como estes itens podem garantir a adequação de espaços, aos olhos da legislação, e possibilitar condições melhores às pessoas com deficiência. Confira e não deixe de enviar seus comentários com sugestões de assuntos ou a sua opinião, no final do texto.

Conheça abaixo alguns dos principais pontos de sinalização de acessibilidade

Placa de sinalização

Qualquer projeto de sinalização de acessibilidade precisa contar com placas de sinalização adequadas, conforme os requisitos técnicos da legislação brasileira. São itens que permitem a locomoção de pessoas com baixa visão ou completamente cegas, isso porque apresentam relevo tátil em textos e figuras (pictogramas), assim como também através da linha braile. Uma placa de sinalização pode indica locais, rotas, equipamentos e diversos outros aspectos em uma edificação, em uma empresa, espaço público e assim por diante.

Importante reforçar que se trata de uma solução muito relevante e que deve atender aos requisitos da NBR 9050, isto em relação à altura e distância dos caracteres, altura do relevo, tipo de fonte e vários outros detalhes.

Piso tátil

Este é um dos itens de acessibilidade mais populares em todo o mundo, e nem poderia ser diferente, afinal está presente em estações do metrô, escolas e faculdades, calçadas públicas e em diversos outros ambientes. Sim, sabemos que ainda não é o ideal, que há muito o que se fazer, mas o piso tátil é uma grande e feliz realidade no Brasil.

Trate-se de um produto muito útil para garantir a locomoção segura e independente de pessoas com baixa visão ou totalmente cegas, assim como para alertar sobre obstáculos, escadas, mudanças de rotas e assim por diante. Existem dois modelos principais de pisos táteis, o direcional e o de alerta.

Recomendações da NBR 9050

Voltando à norma regulamentadora NBR 9050, suas principais regulamentações são:

  • Sinalização vertical de horizontal de locais privados e públicos.
  • Indicação de banheiros adaptações, assim como de suas dimensões.
  • Apresentação de pisos especais e determinados locais.
  • Indicação de espaços adequados para circulação segura e total de pessoas em cadeiras de rodas.
  • Informações em braile em pontos estratégicos.
  • Presença de estacionamentos acessíveis e/ou vagas especiais.
  • Indicação de rampas de acesso, assim como também de rotas de fuga preparadas para pessoas com deficiência.
  • Saídas de emergência e áreas de refúgios.
  • Indicação de equipamentos adaptados e exclusivos para pessoas com deficiência.

 

Esclareça suas dúvidas aqui

A Wat é uma empresa especializada em soluções d acessibilidade e que trabalha há anos com o que há de melhor em placas de sinalização, linha braile, pisos táteis e diversos outros produtos para adaptação de espaços públicos e privados conforme os padrões técnicos exigidos. Por aqui, você sabe que pode contar com um atendimento personalizado, ágil e preciso para comprar produtos com preços e condições especiais, sempre que precisar e na quantidade que desejar.

Não perca mais tempo na internet! Entre em contato hoje mesmo com quem realmente entende do assunto e garanta soluções de alto padrão. CLIQUE AQUI para enviar seu e-mail solicitando orçamento ou mesmo para esclarecer dúvidas iniciais, Caso deseje telefonar, ligue para (11) 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Você também pode mandar mensagem de áudio ou texto via WhatsApp, para (11) 94720-5606 / 99898-3760.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo