Saiba como promover acessibilidade para deficientes em grandes eventos

Acessibilidade 05/09/2019
Saiba como promover acessibilidade para deficientes em grandes eventos

Você já leu aqui no blog sobre diversos assuntos relacionados ao tema de hoje, como acessibilidade em museus e em outros espaços públicos. No post de hoje, vamos abordar as soluções mais indicadas para se promover acessibilidade para pessoas com deficiência em grandes eventos. Continue lendo e não deixe de participar! Envie sua sugestão de tema ou comentário no final do texto.

Acessibilidade em eventos: confira dicas para viabilizar as melhores alternativas

Quando pensamos em grandes eventos, quase que imediatamente criamos a imagem mental de milhares de pessoas reunidas e se divertindo em um mesmo espaço fechado ou a céu aberto. Festivais de música são bons exemplos disso ou mesmo feiras e encontros da cultura pop nas grandes cidades. Dentro desse universo de eventos, todavia, ainda é tímida a participação de pessoas com deficiência. O motivo é fácil de explicar: dificuldade de acesso e locomoção em determinados espaços.

A pessoa pode até ter a vontade de ir a um grande evento e se divertir, mas são tantas limitações e barreiras físicas que acaba ocorrendo a desistência, a não participação. Isso gera muita frustração no indivíduo e acende o sinal de alerta para toda a sociedade. Por que ainda não contamos com grandes eventos 100% adaptados para pessoas com deficiência?

Vamos às dicas!

1 – Planejamento: não tem como começar por outra dica. É essencial planejar todos os detalhes relacionados a adaptações necessárias para receber pessoas com deficiência com total segurança e conforto. O planejamento também envolve, além da preparação de espaços e áreas comuns, o treinamento de profissionais. Sua equipe deve conhecer os sinais de acessibilidade, os termos corretos e, principalmente, adotar uma postura profissional e respeitosa. Com todos!

2 –  Locais reservados: conforme a Lei de Acessibilidade, todo e qualquer evento de grande porte deve disponibilizar locais reservados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Existe, inclusive, uma definição sobre isso: em eventos com até 100 assentos (lugares) disponíveis, ao menos 3 devem ser reservados para pessoas em cadeiras de rodas, 1 assento para pessoa com mobilidade reduzida e 1 para obesos. Já em eventos com mais de 1000 assentos abertos ao público, o número de espaços reservados é de 15% para pessoas em cadeira de rodas. A lista segue com: 10 assentos para pessoas com mobilidade reduzida e 10 para obesos. Também devemos citar a obrigatoriedade de vagas de estacionamento reservadas e que devem apresentar a sinalização correta.

3 – Comunicação: a acessibilidade em eventos passa pela comunicação. Você como organizador deve se atentar à sinalização adequada de banheiros e áreas reservadas, praças de alimentação e assim por diante. Utilize placas em braile.

4 – Banheiros adaptados: uma das maiores dificuldades das pessoas com deficiência é a falta de banheiros públicos adaptados, inclusive dentro de eventos. É preciso disponibilizar banheiros adaptados e que sejam de fácil acesso.

5 – Praças de alimentação: os locais indicados para alimentação devem oferecer estrutura adaptada, com áreas para cadeiras de rodas e soluções práticas e seguras para evitar aglomerações em filas.

6 – Plano de emergência diferenciado: ninguém deseja que problemas aconteçam em um evento. Mas, para evitar transtornos ainda maiores e também acidentes, tenha um bom plano de emergência que inclua atendimento diferenciado e saídas facilidades para pessoas com deficiência.

Procurando soluções em acessibilidade? Fale com a Wat!

A Wat é uma empresa formada por profissionais experientes e que lidam com produtos de acessibilidade junto a clientes de vários segmentos, inclusive organizadores de eventos. Por aqui, você conta com atendimento especializado e pode comprar placas em braile, mapas em braile, piso tátil e muitos outros itens de alta qualidade.

Quer saber detalhes dos produtos, preços e condições? CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail. Caso prefira ligar, o telefone de contato é o (11)94720-5606.

Crédito: spukkato / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus
(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo