A importância da acessibilidade nos meios de transporte

A importância da acessibilidade nos meios de transporte

Um transporte público digno e totalmente adaptado às necessidades de pessoas com deficiência é um dever de quem oferece este serviço, seja ele de origem privada ou público. Precisamos como sociedade entender que todos têm direito e que eventuais dificuldades de adaptação devem ser superadas para, assim, garantirmos mais dignidade e respeito. Dentro deste cenário, a acessibilidade nos meios de transporte tem destaque especial.

No post de hoje, aqui no blog da Watplast, vamos conhecer quais são as principais exigências que as empresas de transporte devem atender no quesito acessibilidade. Acompanhe na sequência!

Acessibilidade nos meios de transporte

São milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência e que precisam se locomover pela cidade ou mesmo para viajar a destinos mais distantes. Por isso, a acessibilidade nos meios de transporte é um assunto tão importante. Vejamos alguns cenários:

Metrôs e Trens

Em São Paulo e em outras grandes cidades de todo o mundo, alguns vagões de metrô e de trem contam com vagões especiais para pessoas com deficiência. Além disso, não somente nesses vagões selecionados e indicados visualmente, também há assentos preferenciais. Normalmente possuem cores diferentes dos demais assentos, justamente para facilitar sua localização e informar a todos os passageiros. Os vidros e paredes internas também devem apresentar sinais apropriados e universais.

As estações também precisam oferecer infraestrutura completa para pessoas com deficiência. Por exemplo, algumas catracas devem permitir a passagem de pessoas em cadeiras de rodas, assim como é essencial o uso de elevadores para subida e descida de níveis. Piso tátil e direcional, assim como placas de sinalização também são itens indispensáveis.

Ônibus

Por muitos anos os ônibus das grandes cidades brasileiras não apresentavam condições para o uso de pessoas com deficiência. Porém, essa realidade está mudando e isso é ótimo para acessibilidade nos meios de transporte. Por exemplo, é obrigatório que todos os veículos ofereçam rampas automáticas em uma das portas para que pessoas em cadeiras de rodas possam adentrar com facilidade. Além disso, é uma exigência legal a indicação de alguns assentos preferenciais, cinto de segurança para cadeirantes e placas de sinalização internas e externas.

A Lei n. 10.098/2000, a famosa Lei da Acessibilidade, estabelece todos os parâmetros que as empresas públicas e privadas de transporte devem obedecer. Caso tenha interesse, você pode ler seu conteúdo clicando aqui.

Acessibilidade em diferentes meios de transporte interurbanos no Brasil

Confira abaixo mais informações sobre assentos preferenciais dentro do tema de acessibilidade nos meios de transporte.

  1. Ônibus: no mínimo dois assentos preferenciais e visualmente indicados. Devem estar posicionados próximos à porta de embarque e desembarque;
  2. Avião: no mínimo um assento preferencial a cada 30 poltronas. Já de 30 a 200 lugares, no mínimo dois assentos são exigidos. A partir de 200 lugares, a companhia área deve oferecer 1% das poltronas para pessoas com deficiência.
  3. Embarcações marítimas: todos os assentos preferenciais devem obrigatoriamente possuir cores diferentes e placas de sinalização indicativas.

Dúvidas sobre produtos de acessibilidade? Fale com a Wat!

A Watplast atua com destaque no mercado e oferece diversas soluções para você que precisa adequar sua frota de veículos dentro do conceito moderno e legal de acessibilidade nos meios de transporte. Por aqui, você encontra placas de sinalização e diversos outros produtos fabricados com matéria-prima selecionada e dentro das exigências dor órgãos competentes. CLIQUE AQUI para conferir a linha completa.

Caso tenha qualquer dúvida sobre os tipos de produtos, quantidades, preços e condições, não deixe de perguntar ao time da Wat! A equipe é especializada e trabalha com produtos de acessibilidade há anos.  Envie seu e-mail aqui ou ligue para (11) 2018-0028 / (11) 94720-5606.

Crédito: monkeybusinessimages / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo