Conheça os principais pontos para projetos de casas adaptadas para deficientes visuais

Acessibilidade 08/07/2020
Conheça os principais pontos para projetos de casas adaptadas para deficientes visuais

Uma casa adaptada para uma pessoa com deficiência visual, total ou parcial, é uma residência que transmite respeito e garante mais segurança no dia a dia

Tradicionalmente, as residências não são preparadas para pessoas com deficiência visual. A Wat sabe muito bem disso e oferece, há muitos anos, diversas soluções para projetos de casas adaptadas para deficientes visuais. São soluções de altíssimo padrão para atender os mais variados pontos de necessidade. Aliás, por falar nisso, aqui mesmo no blog você já conferiu dicas para adaptação de cozinhas e até mesmo quartos. Hoje, vamos apresentar quais são os pontos mais fundamentais para garantir projetos de casas acessíveis e seguros. Continue a leitura!

Casas adaptadas para deficientes visuais: veja quais são os pontos de atenção!

  • Cadeiras: não podem ficar espalhadas pela casa, principalmente em vias de acesso como corredores. É fundamental que permaneçam no local certo: junto à mesa.
  • Degraus: uma casa adaptada para deficientes visuais é uma residência sem nenhum ou com pouquíssimos degraus. Estes obstáculos dificultam a locomoção independente e podem provocar acidentes domésticos graves.
  • Barras nas paredes: são soluções que podem fazer a diferença no quesito segurança e independência, afinal ajudam a pessoa com deficiência a se localizar dentro da casa.
  • Móveis: opte por móveis mais simples no que diz respeito a enfeites e adornos, principalmente aqueles que quebram com facilidade. Por exemplo, o uso de peças de vidro como vasos e tigelas, não é nada indicado. Prefira, também, móveis com cantos arredondados.
  • Torneiras: escolha torneiras do tipo “de toque”, e não torneiras de rosca.
  • Pisos antiderrapantes: são ideais para evitar escorregões e, consequentemente, acidentes dentro de casa. Também são soluções que garantem maior acessibilidade.
  • Portas: mantenha as portas sempre abertas, quando possível.
  • Gavetas: ao contrário das portas, as gavetas devem permanecer fechadas o tempo todo.
  • Tapetes: evite o uso de tapetes em todos os ambientes da casa, pois são itens que podem dificuldade a locomoção e provocar acidentes.
  • Soluções sonoras: uso de aplicativos e recursos sonoros é uma boa ideia para tornar a casa mais adaptada.
  • Placa em braile: é uma solução de acessibilidade muito comum em espaços públicos, e que também é indicada para o ambiente residencial.
  • Corredores: evite ao máximo colocar aparadores, cômodas, cadeiras e qualquer outro móvel / objeto que possa representar um obstáculo.
  • Banheiro acessível: o uso de barras de apoio no banheiro garantem mais segurança à pessoa com deficiência na hora de usar o vaso sanitário ou mesmo para tomar banho.
  • Escada acessível: em residências com dois ou mais andares, o ideal é a utilização de anel de corrimão tátil em ABS, ou de alumínio, faixa de sinalização do tipo “grão de arroz” e da placa em braille para corrimão.

A Wat tem o que você procura!

Não tenha dúvidas na hora de montar o seu projeto de casa adaptada para deficientes visuais: fale com um dos nossos especialistas! Nosso time é formado por profissionais que realmente entendem do assunto e os preços e condições, em cada uma das soluções de acessibilidade, são imperdíveis. Aproveite!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo