Saiba quais especificações para tornar um quarto adaptado para deficiente visual

Acessibilidade 27/11/2019
Saiba quais especificações para tornar um quarto adaptado para deficiente visual

Quando pensamos nas principais questões de acessibilidade, principalmente quando falamos de pessoas com deficiência visual, nos lembramos da adaptação de espaços públicos e produtos como placa em braile, piso tátil de alerta e direcional, dentre outros. Porém, o que pouca gente (infelizmente) dá a devida importância é em como tornar um quarto adaptado para deficiente visual.

E faz todo o sentido pensar nas melhores soluções para isso, não é mesmo? Afinal de contas, a pessoa com baixa capacidade de visão ou totalmente cega, também precisará de um quarto confortável e adaptado às suas necessidades, principalmente quando pensamos em hotéis, resorts, pousadas e assim por diante. E no post de hoje, aqui no blog da Wat, vamos conferir algumas especificações e medidas para transformar um quarto normal, em um quarto 100% adaptado. Confira!

Quarto adaptado para deficiente visual

Segundo a Norma Regulamentadora 9050 (a famosa NBR 9050), os dormitórios acessíveis não podem estar isolados de outros dormitórios “padrões”, como em um hotel ou pousada. Devem estar distribuídos de forma equilibrada em todos os ambientes destinados a isso. Tal medida visa a maior integração das pessoas com deficiência visual e o fim da segregação. Além disso, também favorece o acesso a serviços comuns, como uso de elevadores, acesso aos demais ambientes, etc.

Em relação ao mobiliário, vale um destaque especial: o quarto não pode ter móveis dispostos nas faixas de circulação. A NBR 9050 determina uma faixa livre mínima de circulação interna de 0,90 metros de largura, com áreas suficientes para acesso a banheiros, armários e camas. Os telefones devem apresentar sinais luminosos (ideais para pessoas com limitada capacidade de visual) e controle de volume de som. Também não podemos nos esquecer do item muito importante: placa em braile. O quarto deve contar com placas que orientem sobre a utilização do telefone, por exemplo.

Todos os dispositivos e sinalização e também os alarmes de emergência, devem contar com sinalização em braile e letras e símbolos em cores contrastantes e em tamanhos superiores, para permitir a leitura por parte de pessoas com visão limitada. O banheiro de um quarto adaptado deve apresentar dispositivo de chamada de emergência.

Não abra mão da qualidade, conte com a Wat!

Você que é gerente ou proprietário de um hotel, pousada ou resort, deve fazer todos os esforços necessários para garantir acomodações confortáveis, seguras e completas para pessoas com deficiência visual. Em relação a isto, não restam dúvidas, não é mesmo? Porém, ao ler o conteúdo de hoje, você pode se questionar onde encontrará todos os produtos para fazer todas as adaptações necessárias.

Por aqui, você tem o suporte de profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam diariamente com clientes solicitando produtos de acessibilidade, como placas em braile para quartos adaptados e várias outras soluções que seguem os mais rigorosos padrões de qualidade.

Que tal conferir preços e condições hoje mesmo? CLIQUE AQUI para enviar um e-mail solicitando orçamento ou mesmo para esclarecer suas dúvidas iniciais.

Caso prefira telefonar, os números de contato são: +55 11 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Você também pode enviar mensagens de áudio e texto por WhatsApp, para os números: +55 11 94720-5606 / 99898-3760.

Crédito: FatCamera / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo