Surdos nas empresas: como garantir a acessibilidade para deficientes auditivos no ambiente?

Acessibilidade 11/11/2020
Surdos nas empresas: como garantir a acessibilidade para deficientes auditivos no ambiente?

Promover ambientes corporativos mais acessíveis é fundamental para garantir a presença de deficientes auditivos no mercado de trabalho

Pensar em acessibilidade nas empresas é algo essencial em vários sentidos, como para garantir maior inclusão e respeito às pessoas com deficiência auditiva, como também para favorecer o desenvolvimento econômico da própria sociedade. Afinal de contas, quanto mais pessoas (independentemente da condição) trabalhando, produzindo e gerando riqueza, melhor para o país. E o primeiro passo deve ser dado pelas empresas. Por isso, no post de hoje aqui no blog da Wat, vamos apresentar dicas para garantir maior acessibilidade para deficientes auditivos nas empresas. Continue a leitura!

Acessibilidade para deficientes auditivos: como promover na empresa

  • Política de contratação: a empresa deve promover a busca por profissionais com deficiência (PcD). No caso dos deficientes auditivos, a equipe de recrutamento deve procurar homens e mulheres aptos ao trabalho, orientando-os para funções adequadas à condição que possuem. Em outras palavras, a pessoa não pode ser alocada em uma função que exija audição, como para o atendimento telefônico.
  • Equipes: os profissionais ao redor, que trabalham direta ou indiretamente, devem compreender as particularidades do trabalho com um deficiente auditivo. Logo, treinamentos e orientação constante devem ser prioridades da empresa. Desta maneira, o acolhimento ao recém-contratado será maior e isso facilitará e muito sua adaptação e desenvolvimento.

A Wat é referência em soluções de acessibilidade!

Você sabe que pode contar com o trabalho de profissionais que realmente entendem do assunto, que lidam diariamente com a comercialização de produtos de acessibilidade para empresas de pequeno, médio e grande porte. Por aqui, você encontra piso tátil, linha braile completa, soluções para escadas acessíveis e muito mais. São produtos de altíssimo padrão de qualidade e que seguem rigorosas normas técnicas. Tudo isso, com condições imperdíveis para que você consiga adaptar a sua empresa e torná-la mais acessível para quem realmente precisa. Então, não perca mais tempo: fale com um dos nossos especialistas! Você irá se surpreender com o atendimento da Wat.

Confira mais dicas para garantir acessibilidade para deficientes auditivos

  • Língua de sinais: todo e qualquer treinamento, orientação, reunião e assim por diante deve contar com a língua de sinais se um ou mais funcionários participantes apresentarem problemas auditivos. Uma solução para empresa é realizar reuniões específicas com tais colaboradores na presença de um intérprete de libras. Desta maneira, os mesmos se sentirão parte do time e receberão todas as orientações necessárias.
  • Rotina básica: ações da rotina básica devem ser transmitidas visualmente, como por documentos escritos ou língua de sinais. É importante que o deficiente auditivo tenha acesso facilitado a tais informações sempre que necessitar, de forma independente, sem precisar da ajuda constante de colegas de trabalho.
  • Sinais visuais: se a empresa possui algum tipo de sinal sonoro, como para alertar sobre o fim do expediente, a mesma deve instalar também um sinal visual para que os deficientes auditivos compreendam a informação que está sendo transmitida. Um sinal luminoso em posições estratégicas pode atender à necessidade.
(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content