Saiba quais são as principais adaptações para deficientes visuais nas escolas

Acessibilidade 18/09/2019
Saiba quais são as principais adaptações para deficientes visuais nas escolas

Toda criança tem direito à educação. E, como você bem sabe, não há exceção quando pensamos em pessoas com deficiência. As escolas precisam se adequar para receber crianças de diversas faixas etárias, assim como ocorre em outros ambientes. Aqui no blog, inclusive, você já leu sobre adaptações necessárias de locais públicos e, no post de hoje, confere sobe as principais adaptações para deficientes visuais nas escolas.

Educação no século XXI: quais são as principais adaptações para deficientes visuais nas escolas?

O mundo todo evoluiu e segue evoluindo em vários sentidos. Não é diferente no universo da educação e, principalmente, quando pensamos nas adaptações necessárias para deficientes visuais nas escolas. Hoje em dia é inadmissível que uma escola moderna e preocupada com inclusão de seus alunos não ofereça ambientes adaptados para promover o ensino a todas as crianças, sem exceção.

Nessa linha, toda instituição de ensino deve direcionar esforços e investimentos para viabilizar ambientes e métodos mais inclusivos. Dentre as adaptações necessárias, podemos citar:

  • Piso tátil de alerta e direcional: o piso tátil de alerta, como o próprio nome já deixa claro, tem como função “alertar” sobre obstáculos no caminho ou mesmo mudanças de direção. É essencial sua instalação próxima a escadas ou elevadores, por exemplo. Já o piso tátil direcional auxilia na locomoção independente das crianças deficientes visuais. Importante ressaltar que os pisos devem ser instalados nas áreas internas, dentro da escola, e também nas calçadas ao redor.
  • Placas e mapa em braile: indicam sobre nomes das salas de aula, do refeitório, biblioteca e assim por diante. As placas em braile devem ser instaladas em uma altura coerente para permitir a leitura por parte das crianças. Já o mapa em braile tem um objetivo mais amplo, pois aponta as localizações de cada ambiente no mapa geral da escola.
  • Livros e materiais em braile: o item mais popular e necessária para educação de deficientes visuais é o livro em braile. Na verdade, materiais em geral. Revistas e outros materiais didáticos como apostilas, cartões, etc., também devem apresentar o método em braile para permitir a leitura e o consequente desenvolvimento intelectual.
  • Recursos em áudio: o avanço da tecnologia permitiu, felizmente, a popularização das mais variadas tecnologias. Podemos citar, por exemplo, os audiobooks cada vez mais completos e profissionais que permitem o aprendizado.

Importante: existe uma lei no Brasil que trata do assunto, sabia? É a LDB, a Lei de Diretrizes e Bases, que determina a inserção de crianças com deficiência em escolas de ensino regular.

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