Conheça os diferentes tipos de sinalização para deficientes

Acessibilidade 06/03/2019
Conheça os diferentes tipos de sinalização para deficientes

Acessibilidade não é um diferencial, mas sim um dever que toda a sociedade deve obrigatoriamente considerar, principalmente quando pensamos no acesso a locais privados e públicos e no bem-estar de todas as pessoas, independente das condições e restrições de cada um. Dentro deste cenário, os tipos de sinalização para deficientes têm um papel muito importante.

Entendemos por tipos de sinalização para deficientes todos os formatos de comunicação que informam, localizam, advertem, proíbem e direcionam pessoas com algum tipo de deficiência. Os tipos mais comuns de sinalizações para deficientes são àquelas disponibilizadas para deficientes visuais. O piso tátil é a sinalização mais utilizada para este fim, sendo um dos produtos de acessibilidade mais comuns e com comprovada eficiência.

Importante: um detalhe que deve sempre ser considerado é que os tipos de sinalização são essenciais dentro de um projeto de acessibilidade muito mais amplo. Quanto a isso não discussão. Além disso, os responsáveis devem observar que é fundamental não só a instalação de piso tátil ou mapa tátil, mas também o cumprimento das normas técnicas para tal.

Sinalização para deficientes: principais produtos

Piso tátil

Chamado também com piso de bolinha ou piso antiderrapante, o piso tátil é o produto de acessibilidade mais conhecido pelo público em geral. Sua principal função é alertar deficientes visuais sobre obstáculos em um caminho e também sobre o início e término de rampas, escadas, degraus, porta de elevadores, acesso para calçadas e mudanças de direção. A instalação de piso tátil deve obedecer às exigências da norma de acessibilidade NBR 16537/16. Alguns dos modelos de piso tátil mais comuns:

  • Piso tátil PVC tradicional;
  • Piso tátil PVC argamassado;
  • Piso tátil elemento inox;
  • Piso tátil elemento adesivo;
  • Piso tátil elemento garra;
  • Piso tátil elemento parafuso;
  • Piso tátil elemento pino.

Placas de sinalização para deficientes

Fundamentais dentro de qualquer projeto de acessibilidade, as placas de sinalização para deficientes devem conter textos e pictogramas em alto relevo. O motivo é simples: devem permitir a leitura por braile de pessoas cegas ou mesmo com baixa capacidade de visão. A tradução para o código braile deve ser feita por especialistas e conforme as exigências desta linguagem. As placas podem ser produzidas em PVC, alumínio, acrílico, vidro, inox e aço escovado, sempre conforme regulamentação da ABNT NBR 9050 que determina, por exemplo, a altura dos caracteres, distância entre eles, fonte utilizada e altura do relevo.

Mapa tátil

Tem como função auxiliar pessoas completamente cegas ou com baixa visão sobre rotas acessíveis dentro de um ambiente público ou privado. Os mapas táteis devem também seguir as normas técnicas das ABNT NBR 9050 em relação à altura do relevo dos caracteres, símbolos e cores aplicadas. Normalmente é disponibilizado em um pedestal e deve ser uma solução bem intuitiva, ou seja, deve orientar com clareza e objetividade sobre localização e acessos dentro de um determinado ambiente. Outro ponto importante: deve obedecer a proporção geométrica em relação às dimensões reais do espaço em questão.

Pesquisando por sinalização para deficientes? Fale com a Wat!

Formada por profissionais com experiência no mercado, a Wat é uma empresa que conta com um grande diferencial: fabricação própria. Por aqui, todos os produtos de acessibilidade são fabricados internamente e dentro de rigorosos padrões de qualidade, conforme as exigências técnicas (ABNT) e legais do mercado brasileiro. É garantia de qualidade sempre que você precisar!

São diversos produtos de sinalização para deficientes que você pode comprar por aqui, na quantidade que deseja. Piso tátil (vários modelos), placas em braile, mapa tátil e muitos outras soluções para acessibilidade para você que procura ótimas alternativas para o seu projeto. Quer saber mais? Entre em contato com a Wat clicando aqui ou pelos telefones: (11) 2018 – 0028 e/ou (11) 94720 – 5606 (WhatsApp).

 

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo