Saiba quais os principais pontos para garantir acessibilidade para deficientes em hotéis

Acessibilidade 07/10/2019
Saiba quais os principais pontos para garantir acessibilidade para deficientes em hotéis

No Brasil é lei: deve haver garantia de acessibilidade para deficientes em hotéis e pousadas. A Lei de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), 13.146, de 06 de junho de 2015, determina que estabelecimentos deste tipo se adequem e garantam todas as condições necessárias para recebimento, locomoção e acomodação confortável para pessoas com deficiência.  E isso passa pela (re)adequação estrutural do local, como para instalação de sanitário acessível e outras soluções que você irá conferir no post de hoje, aqui no blog da Wat.

Acessibilidade para deficientes em hotéis: como viabilizar?

Quem é proprietário de hotel e pousada deve saber, por exemplo, que todas as áreas de livre acesso devem respeitar as normas de acessibilidade. E quando falamos disso estamos nos referindo à portaria, estacionamento, hall de entrada, escadas, rampas, elevadores, restaurantes e demais áreas de circulação.

Por exemplo, não tem como não pensar na instalação de piso tátil em tais ambientes, tanto do piso tátil direcional como do piso de alerta. Além de garantir a segurança para quem tem deficiência visual, o piso tátil também garante maior autonomia de locomoção e indica que o estabelecimento respeita a todos.

As escadas também devem ser acessíveis com faixas de sinalização nos degraus, placa de braile no corrimão e anéis de corrimão. Outro item indispensável que certamente proporcionará uma estadia mais confortável e digna às pessoas com deficiência é o sanitário acessível. Este deve atender aos parâmetros técnicos, como através da instalação de alarmes PcD e barras de apoio.

O que diz a lei?

Hotéis e pousadas que foram construídos até 2014 devem disponibilizar, no mínimo, 10% de dormitórios acessíveis, sendo 5% destes, totalmente adaptados conforme especificações técnicas. Outros 5% devem oferecer recursos mínimos de acessibilidade, como por exemplo, barras de apoio em chuveiros, vãos de passagem livres e outros itens. Além disso, importante ressaltar, a administração do hotel ou pousada deve atender 90% dos quartos (sempre que o hóspede solicitar) com o devido suporte técnico em termos de acessibilidade.

Já os estabelecimentos construídos após a data citada no parágrafo anterior, devem disponibilizar 5% dos dormitórios acessíveis e ao menos um dos dormitórios com características construtivas de acessibilidade. Já o suporte técnico deve estar preparado para atender até 95% dos quartos.

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