Falta de acessibilidade em lojas: veja a importância de regularizar o ambiente

Acessibilidade 04/12/2019
Falta de acessibilidade em lojas: veja a importância de regularizar o ambiente

Quem frequenta o centro da cidade, de qualquer cidade no Brasil, com um olhar mais atento pode perceber que ainda estamos distantes do ideal quando o assunto é acessibilidade em lojas. Muitos comércios (a grande maioria, na verdade), não estão preparados para receber pessoas com deficiência e oferecer as mínimas condições de segurança e conforto. E isso acontece por vários motivos, como pela falta de dinheiro para tal, como também pela falta de conhecimento de como fazer para tornar a loja mais acessível.

Acessibilidade em lojas: por que é tão importante?

Primeiramente, podemos verificar a importância pelo ponto de vista moral. A sua loja, independente do porte, deve pensar nas melhores soluções em acessibilidade para oferecer totais condições para os clientes, independente se apresentem ou não algum tipo de deficiência. Ao fazer isto, você também passará uma imagem positiva para todo o mercado, já que sua loja será reconhecida como um ponto comercial diferenciado, que pensa na questão da acessibilidade.

Outro aspecto importante é aquele que dói no bolso do empresário. Estabelecimentos comerciais que não são adaptados, podem sim receber multas pesadas dos órgãos de fiscalização da cidade. O mais comum em casos assim é a vistoria ocorrer após denúncias dos consumidores. Logo, não vale a pena dar “chance ao azar” e não adaptar a sua loja o quanto antes.

As principais soluções de acessibilidade para lojas

Vamos começar pela entrada da loja. Há uma rampa de acesso ou somente escadas ou um degrau? Este é o problema mais comum, isso porque grande parte das lojas brasileiras possuem uma estrutura de fachada padronizada que não contempla a rampa de acesso. E, além disso, é importante que a rampa seja construída conforme as medidas estabelecidas e apresenta diferenciais como corrimão.

Outra solução muito indicada é o piso tátil de alerta e direcional. Através deste produto que pode ser instalado na calçada da loja e no ambiente interno, a pessoa com baixa capacidade de visão ou totalmente cega, pode se locomover com segurança e sem risco de encontrar um obstáculo no meio do caminho.

Também vale a pena pensar em sanitários acessíveis. São banheiros adaptados e com modificações significativas que garantem a utilização mais segura e confortável por parte das pessoas com deficiência. Dentre as alterações, podemos citar a presença de barras de apoio e alarmes PcD, também chamados de “alarmes de banheiros”, que emitem sinais sonoros e luminosos quando acionados em casos de acidentes.

Placas em braile também facilitam a vida de quem frequenta o comércio e precisa se orientar.

Precisando de ajuda para transformar a sua loja em um ambiente acessível? Fale com a Wat!

Por aqui, você tem qualquer dúvida em relação à qualidade dos produtos disponíveis. Tudo o que precisa em termos de acessibilidade para lojas, está a um clique de distância. Isso acontece porque a Wat é formada por profissionais que realmente entendem do assunto e que trabalham somente com soluções destacadas, ou seja, que atendem aos padrões de qualidade e segurança do mercado especializado.

Que tal conferir tudo isso na prática? Não perca mais tempo na internet pesquisando outras empresas! Fale hoje mesmo com o nosso time comercial e surpreenda-se com o nível de profissionalismo e os melhores preços e condições. A Wat é o lugar certo para você!

Envie sua mensagem AQUI ou, se preferir, ligue para +55 (11) 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Por WhatsApp, você pode enviar mensagens de áudio ou texto para +55 (11) 94720-5606 / 99898-3760.

Crédito: SeventyFour / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo