Entenda a importância da sinalização em Braille para corrimão em lugares movimentados

Acessibilidade 28/08/2019
Entenda a importância da sinalização em Braille para corrimão em lugares movimentados

Quando pensamos em soluções de acessibilidade, normalmente nos lembramos de produtos como os pisos táteis direcionais e de alerta, tão comuns nas calçadas brasileiras. Porém, uma solução que vem ganhando espaço (felizmente) é a sinalização em braile para corrimão, principalmente em lugares movimentados das grandes cidades.

Para quem nunca leu nada sobre o assunto, a gente explica: a sinalização em braile para escadas tem como função alertar e orientar sobre a posição em tempo real, onde a pessoa está em um determinado momento. Por exemplo, caso o deficiente visual não tenha memorizado quantos andares subiu, como poderia saber onde exatamente está? A sinalização através de placas de braile instaladas no próprio corrimão, a pessoa que não enxerga consegue se localizar e até saber em qual andar termina a escada.

Sinalização em braile para corrimão

Ao pesquisar sobre o produto, um detalhe não pode ser deixado de lado: as placas de braile para corrimão devem atender às exigências técnicas legais da ABNT NBR 9050/2015, a famosa norma da acessibilidade que determina os critérios e parâmetros técnicos que devem ser seguidos para construção, instalação e adaptação de ambientes públicos e privados.

No caso das placas, devem atender a padrões mínimos de dimensão e relevo. Além disso, devem ser fabricadas com material de primeira linha que garanta durabilidade e total fixação ao corrimão. Dentre os modelos mais comuns, as placas de corrimão de alumínio merecem destaque porque apresentam grande resistência contra corrosão e são facilmente instaladas. Além disso, como a maioria dos corrimãos é feita de alumínio, tais placas garantem um padrão estético acima da média.

Leia mais no blog da Wat: conheça as especificações que um corrimão acessível deve seguir

Onde é possível instalar sinalização em braile para corrimão?

Conceitualmente, toda e qualquer escada em ambientes públicos e privados abertos ao público, deve contar com placa em braile para corrimão. É uma questão de cidadania e respeito aos deficientes visuais, que precisam da informação exata de sua localização para conseguirem se locomover com autonomia e segurança. Para exemplificar o cenário, listamos abaixo alguns ambientes que se enquadram nisso:

  • Auditórios;
  • Bancos;
  • Bares;
  • Cinemas;
  • Clubes;
  • Escolas;
  • Prédios comerciais;
  • Prédios públicos;
  • Prédios residenciais;
  • Restaurantes;
  • Shoppings Centers;
  • Teatros;

Independente do fluxo de pessoas, tal solução de acessibilidade deve ser instalada para garantir acesso total aos deficientes visuais.

Qualidade é indispensável

Como ocorre com qualquer outra solução de acessibilidade, é fundamental que as placas de sinalização em braile para corrimão atendam aos padrões de qualidade. Além da questão da legislação, como vimos no começo do texto, também vale a pena ressaltar o aspecto institucional. Locais que apresentam corrimãos com placas de sinalização em braile passam uma imagem diferenciada e são valorizados por todas as pessoas, deficientes visuais ou não.

Porém, nada disso é possível se você instalar produtos de baixa qualidade e que facilmente serão removidos ao longo dos dias, semanas e meses de uso. Nesse ponto é que você deve se atentar ao que o mercado oferece para não se surpreender negativamente.

Que tal falar com quem entende do assunto?

A Wat é uma empresa especializada em soluções de acessibilidade e trabalha com diversos produtos, como placas em braile para corrimão. A qualidade é garantida e o atendimento é especializado e personalizado desde o primeiro contato, justamente para que você não fique com nenhuma dúvida sobre o que está comprando, formas de instalação e vários outros detalhes.

Fale hoje mesmo com a equipe comercial. CLIQUE AQUI para enviar o seu e-mail.

Caso prefira telefonar, os números são: (11) 3571-8343 | 2157-2160 | 2018-0028.

Já via WhatsApp: (11) 94720-5606 | 99898-3760.

Crédito: james63 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: Istock/ Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo