Corrimão acessível: veja as especificações que o suporte deve seguir

Corrimão acessível: veja as especificações que o suporte deve seguir

Poucas vezes associamos o corrimão acessível a um item marcante do universo de acessibilidade, afinal ele está presente no dia a dia de praticamente todos os ambientes públicos e privados onde há escada, mesmo em residências. Porém, há diferenças entre o corrimão comum e o corrimão acessível, sendo que este último deve atender a normas específicas para ser adequado ao conceito de acessibilidade. Quer saber tudo sobre o assunto? Confira na sequência do post de hoje, aqui blog da Wat!

Norma NBR9050 para corrimão acessível

A primeira medida a ser tomada é a verificação sobre a instalação junto ao Departamento de Urbanismo da Prefeitura da sua cidade. Isso acontece por que algumas determinações podem ser diferentes de cidade para cidade. Para estabelecimentos comerciais, por exemplo, o Corpo de Bombeiros também deve ser acionado. Sobre as medidas principais do corrimão acessível, conforme a norma NBR9050, podemos destacar:

  • Diâmetro: seção circular entre 3 e 4,5cm.

Como efeito de comparação, o corrimão comum (não acessível) pode apresentar diâmetro entre 3,8 e 6,5cm conforme NBR9077, a norma que determina as medidas para instalação de corrimão em saídas de emergência em espaços públicos e privados. Voltando ao corrimão de acessibilidade, agora em relação à altura de sua instalação, a recomendação é a seguinte:

  • Para instalação em rampas, deverá apresentar duas alturas: inferior a 70 cm de altura e o superior a 92 cm de altura, nesse último caso, a partir da geratriz superior.

Listamos abaixo outras medidas que devem ser obrigatoriamente seguidas para instalação de corrimão acessível em espaços públicos e privados:

  • Distância da parede ao corrimão (face interna): espaço livre mínimo de 4 cm entre o corrimão e a parede;
  • Distância da parede ao corrimão (face externa): máximo 10 cm;
  • Extensão (comprimento): por 30 cm antes e depois do final de escadas e rampas, o que favorece diretamente a acessibilidade.

Alguns detalhes importantes sobre o corrimão acessível: deve ser contínuo em sua extensão e livre de obstruções, assim como garantir resistência a cargas pesadas em toda a sua extensão. Seu formato deve ser confortável, sem arestas que possam machucar as pessoas.

Corrimão intermediário NBR9050

Quando as escadas e rampas são muito largas, na maioria dos casos, é preciso instalar um segundo corrimão acessível. Este, por sua vez, deve estar presente em escadas e rampas com largura superior a 2,4 metros e que somente poderá ser interrompido quando o comprimento do patamar for superior a 1,40 metros. A distância mínima desta abertura deve obrigatoriamente respeitar os 80 cm.

Anel de sinalização de corrimão

Outro item que faz muita diferença no dia a dia de pessoas com deficiência é o anel de sinalização de corrimão. Já ouviu falar? A gente explica: trata-se de uma solução também chamada de anel de textura e que tem como objetivo informar ao deficiente visual sobre o início e término de uma escada ou uma rampa de acesso. Os modelos mais comuns e indicados são aqueles fabricados em PVC e conforme as especificações técnicas da Norma de Acessibilidade – NBR 9050. Além disso, podem ter medidas de diâmetro variadas para permitir uma instalação precisa: 1.1/2”; 1.3/4” e 2”.

Fale com a Wat hoje mesmo!

Especializada no assunto, a Wat trabalha com produtos de acessibilidade para as mais diversas finalidades. Um bom exemplo disso é em relação às escadas acessíveis e todos os produtos adequados para suas composições. CLIQUE AQUI para conferir todos os detalhes. Aproveite para também entrar em contato com a equipe da Wat e esclarecer suas dúvidas sobre especificações técnicas, preços e condições de cada solução de acessibilidade.

Nossos telefones de contato são (11) 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Caso prefira enviar uma mensagem via WhatsApp, os números são (11) 94720-5606 (11) 99898-3760.

Para enviar e-mail, CLIQUE AQUI. Nossa equipe de atendimento aguarda a sua mensagem hoje mesmo.

Crédito: myibean / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo