Conheça os 3 tipos de deficiência visual e como promover acessibilidade para ambos

Acessibilidade 09/12/2020
Conheça os 3 tipos de deficiência visual e como promover acessibilidade para ambos

Muitas pessoas acham que existe somente um tipo de deficiência visual, mas há outros tipos e que todos nós devemos ter consciência

No começo de 2019 postamos um conteúdo aqui no blog sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais no dia a dia. Hoje, entramos um pouco mais neste assunto e vamos conhecer quais são os três tipos de deficiência visual. Você já parou para pensar que não há somente um tipo de deficiência visual? Ampliar o conhecimento sobre o tema é o primeiro passo para tornar a nossa sociedade mais acessível e justa com todas as pessoas. Continue a leitura aqui no blog da Wat.

Tipos de deficiência visual: conheça os principais

  1. Baixa visão: são classificadas pessoas com baixa visão os indivíduos que enxergam até 20%. Inclusive, dentro desta classificação, a pessoa pode até mesmo contar com a ajuda de lentes de aumento para “compensar” o problema.
  2. Próximo à cegueira: é um grau mais acentuado de problema, com a pessoa enxergando apenas resquícios de luz em seu campo visual. São indivíduos que já necessitam da leitura em braile para leitura e escrita, e que também utilizam a bengala o tempo todo. O uso de programas de voz específicos em celulares e computadores também é uma realidade.

Empresa de soluções em acessibilidade: fale com a Wat!

A Wat é uma empresa que trabalha há muitos anos com o que há de melhor em termos de soluções em acessibilidade. São diversos produtos disponíveis para você comprar o que precisa e na quantidade ideal para tornar ambientais privados ou públicos, em locais mais acessíveis e seguros. Por aqui, você encontra piso tátil, linha braile, produtos para escadas acessíveis e muito mais. Linhas completas e que atendem aos mais rigorosos padrões de segurança e normas técnicas dos órgãos regulamentadores do Brasil. E tudo isso com preços e condições imperdíveis! Aproveite: fale com um dos nossos especialistas.

Tipos de deficiência visual: cegueira 

  • Cegueira: é o tipo de deficiência visual mais conhecido por todas as pessoas e é definido quando o indivíduo não tem qualquer percepção de luz ou sombra. Todas as soluções citadas para pessoas com proximidade à cegueira também fazem parte do dia a dia.

Como as soluções de acessibilidade podem garantir um dia a dia mais seguro?

A instalação de pisos táteis em ambientes públicos e privados, como em empresas, escolas, órgãos governamentais, dentre outros, facilita na locomoção segura e mais independente da pessoa com deficiência visual. Hoje, existem dois modelos principais de piso tátil: de alerta e direcional.  Também podemos apontar os produtos da linha em braile que facilitam a identificação de espaços, como através da sinalização em relevo de pavimentos em um prédio, por exemplo. E no caso das escadas acessíveis, alguns produtos também em  braile facilitam o dia a dia, como em relação às placas em braile para corrimão.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo