Conheça mais sobre a norma de acessibilidade para elevadores

Sem categoria 06/11/2019
Conheça mais sobre a norma de acessibilidade para elevadores

Antes de conhecermos os principais itens da norma de acessibilidade para elevadores, é fundamental estabelecermos um conceito primordial: todas as pessoas com deficiência têm direito de ir e vir e isso passa pela adaptação de espaços públicos e privados. Instalação de placas em braile, de piso tátil direcional e alerta, construção de rampas de acesso e várias outras soluções transformam o dia a dia e diretamente a vida das pessoas que possuem alguma limitação. E quando falamos nisso, não deixamos de fora a norma de acessibilidade para elevadores.

Dentro deste cenário, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a famosa ABNT, estabelece através da NBR NM 313:20017 as regras de acessibilidade em transportes verticais, os elevadores. Importante ressaltar que a norma regulamentadora citada é alinhada à outa norma bem conhecida por quem acompanha as postagens aqui no blog da Wat, a norma de acessibilidade NBR 9050:2015.

Continue lendo o post de hoje e confira os principais pontos da norma de acessibilidade para elevadores!

ATENÇÃO! Confira tudo sobre a norma de acessibilidade para elevadores

  1. Portas: as portas dos elevadores devem apresentar espaço mínimo de 0,8 metros, justamente para facilitar / permitir a entrada de cadeira de rodas, sem que a pessoa necessite de ajuda de terceiros.
  2. Velocidade de fechamento das portas: a norma de acessibilidade para elevadores determina que as portas do elevador abram e fechem com um tempo extra. Isso acontece para permitir a entrada e saída de pessoas com deficiência, que possuam alguma limitação de movimentação.
  3. Altura e posição do corrimão: o corrimão de um elevador deve ser instalado na altura mínima de 0,87 metros, em sua parte superior, sendo fixados nos três lados do elevador. Isso oferece segurança e apoio para pessoas come deficiência motora, cadeirantes ou mesmo para quem possui dificuldade em manter o equilíbrio.
  4. Painel de botoeira: obrigatoriamente deve ser instalado na parede lateral direita do elevador, isto quando a abertura das portas for central. No caso de abertura de portas lateral, o painel deve ser instalado ao lado da porta. A altura deve considerar também a facilidade de utilização de pessoas com deficiência.
  5. Espelho: pouca gente sabe disso, mas o espelho localizado no fundo do elevador tem uma função prática para pessoas com deficiência, como para pessoas em cadeiras de rodas, isso porque facilita o deslocamento de costas viradas para a porta.
  6. Placas em braile: esta é uma solução de acessibilidade mais comum no dia a dia do público em geral. Nas paredes externas devem constar placas em braile indicando que ali é o local onde se encontram os elevadores. Na parte interno do mesmo, o painel com os botões também deve apresentar leitura em braile para que a pessoa com deficiência visual possa fazer a leitura de símbolos, letras e números.
  7. Sons: os elevadores que atendem os parâmetros de norma de acessibilidade devem apresentar sinalização sonora com diferentes tons para subida e descida, assim para indicar o andar no momento de abertura das portas.
  8. Sinalização do pavimento: deve indicar se o elevador está descendo ou subindo, o que auxilia e muito a vida de pessoas com deficiência auditiva.
  9. Piso: o piso do elevador deve ser antiderrapante, justamente para evitar quedas de pessoas com mobilidade reduzida ou mesmo em cadeiras de rodas, que utilizam andadores, muletas ou bengalas.

A Wat tem o que você procura

As principais soluções de acessibilidade para adaptar os elevadores da sua empresa, instituição de ensino e demais ambientes, você encontra aqui, no site da Wat! Placas em braile, corrimão e diversos outros itens de extrema qualidade. CLIQUE AQUI para conhecer cada produto, assim como preços e condições. Caso deseje telefonar, ligue para (11) 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Você também pode enviar mensagem de áudio ou texto por WhatsApp: (11) 94720-5606 (11) 99898-3760.

 

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo