Cartografia tátil: a importância do mapa tátil para pessoas com deficiência visual

Sem categoria 17/03/2020
Cartografia tátil: a importância do mapa tátil para pessoas com deficiência visual

Independência e segurança são dois dos principais fatores quando pensamos em cartografia tátil e, mais especificamente, mapa tátil

As soluções de acessibilidade estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, isso em todo o mundo, o que é ótimo, pois são produtos que garantem mais integração de homens e mulheres com deficiência visual na nossa sociedade. E dentro deste universo cada vez mais inclusivo, devemos apontar o mapa tátil como um dos mais conhecidos itens de acessibilidade. Porém, o que pouca gente sabe é que o processo de fabricação deste produto tem um nome: cartografia tátil! E você confere mais sobre o assunto no post de hoje, aqui no blog da Watplast. Continue a leitura.

Características da cartografia tátil

  • A cartografia tátil é um ramo que faz parte do universo da cartografia, responsável justamente pela confecção de mapas e diversos outros itens cartográficos.
  • O objetivo da cartografia tátil é produzir mapas e também gráficos táteis.
  • Estes devem apresentar um padrão específico para funcionarem recurso educativo e também como itens para facilitar a mobilidade.
  • O mapa tátil pode ser utilizado em prédios públicos e privados, em locais com grande circulação de pessoas, como terminais rodoviários, shopping centers, campus universitários, dentre outros.
  • Tecnologia assistiva: esta é uma das nomenclaturas que podem ser aplicadas quando pensamos em mapa tátil e cartografia tátil em geral.
  • Explicação: uma tecnologia assistiva é uma tecnologia que desempenha o papel de assistência a pessoas com deficiência. Neste caso, pessoas com deficiência visual (cegas ou com baixa visão).
  • Não existe um padrão internacional dentro da cartografia tátil, como existe no universo da cartografia comum (cartografia analógica).
  • Solução: cabe a cada país definir os padrões para criação de mapas táteis e demais produtos de acessibilidade táteis.
  • Cada país deve considerar o tipo de mão-de-obra disponível, nível de desenvolvimento tecnológico, a Lei de Acessibilidadelocal e outros parâmetros particulares da nação.

Qualidade e importância de um mapa tátil

Assim como ocorre com qualquer outro tipo de produto de acessibilidade, um mapa tátil deve apresentar altíssimo nível de qualidade para garantir todos os seus benefícios, ou seja, garantir que seja funcional de acordo com as necessidades da pessoa com deficiência visual. Portanto, não abra mão da máxima qualidade quando estiver pesquisando por cartografia tátil ou por mapas táteis em si.

Sobre a importância do mapa tátil, impossível não citarmos alguns pontos relevantes:

  • Segurança: o deficiente visual consegue se locomover com mais segurança quando sabe o percurso que precisa percorrer.
  • Independência: o mapa permite que o mesmo se locomova com maior independência, sem precisar de auxílio de terceiros.
  • Localização: mesmo com a deficiência visual, através do mapa tátil, a pessoa consegue saber a localização de uma loja dentro de um shopping center, de uma sala de aula em uma universidade e assim por diante.

A Wat está ao seu lado!

Você sabe que pode confiar em uma empresa especializada em mapa tátil! A Wat possui anos de experiência no mercado e trabalha somente com o que há de melhor, tudo para garantir sempre as soluções mais indicadas para cada necessidade, de cada cliente. Portanto, não perca mais tempo: fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas. Você irá se surpreender com os preços e condições. Aproveite!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo