Principais pontos de acessibilidade para pessoas com baixa visão

Acessibilidade 27/02/2020
Principais pontos de acessibilidade para pessoas com baixa visão

A evolução tecnológica dos últimos anos garantiu o acesso a diversas ferramentas que possibilitam uma rotina mais acessível para pessoas com baixa visão

Faz toda a diferença contar com as melhores ferramentas disponíveis que temos em mãos no dia a dia, seja para trabalhar ou se divertir, não é mesmo? E quando falamos em pontos de acessibilidade para pessoas com baixa visão, isso é ainda mais relevante, já que as dificuldades são maiores e, felizmente, hoje existem tecnologias que permitem uma rotina mais completa e acessível. E este é o assunto do post de hoje, aqui no blog da Wat. Continue a leitura!

Veja aqui quais são os principais pontos de acessibilidade para pessoas com baixa visão

  • Ampliação: um dos principais pontos de acessibilidade para pessoas com baixa visão é a ampliação de letras, números e caracteres em geral em diversos tipos de comunicação institucional ou mesmo comercial. Também é um diferencial que pode ser aplicado em aparelhos de telefone, relógios e assim por diante. Para criação de comunicados em textos, algumas mudanças são necessárias:

o   Espaçamento entre linhas: deve respeitar ao menos 30% da altura da letra e tem como objetivo indicar o início do texto na linha.

o   Uso de letras maiúsculas e minúsculas.

o   Fontes: utilize fontes simples, sem muitos detalhes que dificultam a leitura.

o   As margens do texto devem ser estreitas, para que ocorra melhor aproveitamento da largura da folha.

o   Evite papel brilhantes.

o   Também é uma boa ideia disponibilizar lupas especiais, com iluminação em LED.

  • Videoampliação: são utilizados equipamentos com câmera e uma fonte de luz para ampliação de determinadas partes de um livro, revista, etc. Também conta com sistema óptico e monitor que transmite a imagem ampliada. Os principais modelos e Videoampliação:

o   Modelo de mesa – Desktop.

o   Sistema manual de apoio – Stand.

o   Sistema de suporte para cabeça.

  • Posicionamento e postura: uma ótima solução é disponibilizar pranchas inclinadas para apoio do material de leitura, em um ângulo de 45º (em relação à superfície plana da mesa). Desta maneira, a leitura para pessoas com baixa visão será facilitada e também mais confortável.
  • Escrita e leitura: você pode disponibilizar:

o   Guias para escrita.

o   Folhas com pauta ampliada e reforçada.

o   Canetas porosas.

o   Lápis macios (3b ou 6b).

  • Iluminação:são pontos de acessibilidade para pessoas com baixa visão diminuem o desconforto visual e aumentam a resolução visual e contraste. Você pode utilizar fontes de luz e até mesmo luz refletida em menor intensidade. Sobre fontes de luz:

o   Lâmpadas incandescentes.

o   Lâmpadas fluorescentes.

o   Lâmpadas de halogênio.

  • Sistemas de voz:são sistemas que utilizam hardware e software que conseguem vocalizar de forma eletrônica as informações que estão sendo exibidas na tela, como de um site, por exemplo. Informa, além do texto escrito, existência de menus, janelas e várias outras funcionalidades.

Soluções em braile

Quando pensamos em produtos de acessibilidade para pessoas com baixa visão, impossível não reforçarmos a importância das soluções em braile. Podemos citar os principais pontos de acesso:

A Wat tem o que você procura!

Não perca mais tempo na internet pesquisando sobre soluções em acessibilidade. Fale hoje mesmo com quem realmente entende do assunto. A Wat é uma empresa especializada, formada por profissionais que lidam diariamente com produtos para pessoas com baixa visão. Qualidade e variedade caminham lado a lado por aqui e o atendimento é sempre personalizado e ágil. Desta maneira, conseguimos esclarecer com precisão suas principais dúvidas sobre preços, condições, especificações técnicas, instalações e muito mais. Aproveite e entre em contato.

(11) 94720-5606