Baixa visão na escola: dicas de como promover um ambiente mais acessível para os alunos

Acessibilidade 18/12/2019
Baixa visão na escola: dicas de como promover um ambiente mais acessível para os alunos

Promover um ambiente mais acessível para alunos com baixa visão na escola é essencial dentro de um modelo educacional inclusivo e que estimula o respeito e a cidadania

Você já leu aqui no blog um conteúdo especial sobre as principais adaptações para deficientes visuais na escola. Hoje, o assunto segue na mesma linha: baixa visão na escola. Vamos conferir dicas para tornar as salas de aula e áreas comuns da escola mais acessíveis para alunos que têm dificuldade em enxergar ou que são completamente cegos. Confira na sequência e não deixe de também compartilhar sua dica no final do texto.

Dicas para resolver a questão da baixa visão na escola

  1. Primeiro contato tátil: caso a escola não tenha muitos materiais educacionais em braile, crie junto com os alunos elementos táteis para que esta habilidade seja estimulada e leve à compreensão de um assunto, que gere ensinamento. Você pode criar mapas em relevo, utilizar barbantes para delimitar regiões do Brasil e assim por diante.
  2. Livros em braile: aproveitando o assunto, livros em braile são essenciais quando o assunto é baixa visão na escola. Consulte editoras e vá ao mercado especializado para garantir um material didático adaptado.
  3. Mapa tátil: esta é uma solução de acessibilidade que pode facilmente ser instalada nas salas de aula, nos corredores de uma escola, na biblioteca do colégio e em quaisquer outros ambientes da unidade de ensino. O mapa tátil indica a localização dos espaços que podem ser frequentados pelo aluno.
  4. Piso tátil: seja o modelo de piso tátil de alerta ou piso tátil direcional, esta solução facilita a locomoção segura do aluno com baixa visão, ou complemente cego, na parte interna da escola e mesmo na calçada. O pisto tátil alerta sobre obstáculos no caminho e mudanças de direção.
  5. Gravações: uma ótima dica é gravar as aulas ou determinados assuntos para que os alunos cegos ou com baixa visão, possam estudar. Hoje em dia, inclusive, é muito fácil gravar conteúdos com o próprio smartphone e compartilhá-los com os estudantes.
  6. Lupas e lentes grandes: utilize tais soluções para que os alunos com baixa visão possam ampliar os conteúdos escritos em livros e cadernos. São itens que não exigem investimentos tão altos e que proporcionam grande facilidade no aprendizado.
  7. Compartilhe informações: no caso de imagens que não podem ser transportadas para a leitura em braile, uma boa dica é usar sua capacidade de descrever. Assim você estimulará a imaginação dos alunos de uma forma divertida e muito prática.
  8. Posição na sala de aula: muita gente não pensa nisso, mas o simples fato de posicionar os alunos com baixa visão nas cadeiras e fileiras da frente da sala, já pode facilitar e muito o dia a dia de meninos e meninas.
  9. Objetos no ambiente: organize a sala de aula para facilitar a locomoção de alunos com baixa capacidade de visão. Evite o uso de armários próximos à porta ou às cadeiras. Outra boa dica é descrever, para os alunos cegos, o posicionamento de cada item da sala de aula, como as mesas, mesa do professor e assim por diante.
  10. Sem ruídos: uma sala de aula mais silenciosa é ideal para que alunos com baixa capacidade de visão possam se concentrar ainda mais na tentativa de enxergar a matéria apresentada na lousa ou mesmo na leitura de livros.
  11. Fale com toda a turma: para promover um ambiente mais leve, educado e correto, converse com os alunos que não possuem baixa visão para que todos entendam as dificuldades dos colegas e possam ajudar no dia a dia, sempre que possível.

A Wat pode te ajudar!

Fale hoje mesmo com nossa equipe de atendimento e confira preços e condições especiais em soluções de acessibilidade para escolas. CLIQUE AQUI para enviar e-mail ou ligue para +55 (11) 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Envie também suas mensagens de texto e áudio, por WhatsApp, para +55 (11) 94720-5606 / 99898-3760.

Crédito: IvanJekic / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo