Acessibilidade metodológica: promovendo uma sociedade mais inclusiva para todos

Acessibilidade 14/04/2021
Acessibilidade metodológica: promovendo uma sociedade mais inclusiva para todos

Instituições de ensino acessíveis favorecem a inclusão de pessoas com deficiência e contribuem para o desenvolvimento de toda a sociedade

Quem acompanha as postagens aqui no blog da Wat sabe muito bem que existem diferentes tipos de acessibilidade. Uma delas é a acessibilidade metodológica. Já ouviu falar ou leu algo a respeito? Hoje vamos conhecer seus principais detalhes e como colocar em prática para garantir uma sociedade muito mais inclusiva e respeitosa para todos. Continue a leitura!

O que você precisa saber sobre acessibilidade metodológica

  • Definição: a acessibilidade metodológica (também conhecida como acessibilidade pedagógica) tem como objetivo derrubar barreiras nas metodologias de ensino e promover total acesso à educação às pessoas com deficiência.
  • Na sala de aula: quando professores em sala de aula utilizam textos em braile ou mesmo com fontes ampliadas, assim como ao utilizarem recursos em áudio e vídeo.
  • No trabalho: pensamos em acessibilidade metodológica como algo restrito a escolas, universidades e faculdades. Porém, mesmo no mundo corporativo das empresas, é um conceito que pode ser aplicado. Onde? Na análise de postos de trabalho adequados aos profissionais com deficiência.
  • Instituições e profissionais: é fundamental que a escola, universidade ou faculdade, disponibilize materiais adaptados aos alunos com deficiência, como livros e apostilas em braile, audiobooks, videoaulas com legenda e assim por diante. Já os professores devem passar por treinamentos específicos para que aprendam a lecionar para alunos com deficiência, assim como utilizar todos os recursos adaptados disponíveis.
  • Sinalização e infraestrutura: outro ponto fundamental da acessibilidade metodológica é em relação à sinalização de salas de aula, bibliotecas, refeitórios, salas de reunião, banheiros e assim por diante. Placas em braile são essenciais, por exemplo. Já a infraestrutura da instituição de ensino deve promover acessibilidade e segurança, como através da instalação de pisos táteis e soluções para escadas e banheiros acessíveis.

Soluções em acessibilidade? Fale com quem entende do assunto

A Wat está ao seu lado! Você que administra uma instituição de ensino pode contar com o que há de melhor em soluções de acessibilidade, como linhas de piso tátil e de braile, assim como soluções para escadas acessíveis e banheiros acessíveis. Todos os produtos comercializados atendem aos mais rigorosos padrões técnicos da Lei da Acessibilidade e qualidade é garantida! Outro diferencial por aqui é o atendimento ágil, personalizado e especializado. Profissionais que realmente entendem do assunto estão à disposição para esclarecer dúvidas sobre aplicações, formatos, tipos, preços e condições de todos os itens que você precisa comprar. Aproveite: fale AQUI com um consultor.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo