Você sabe o que é e para que serve o piso tátil? Confira aqui.

Você sabe o que é e para que serve o piso tátil? Confira aqui.

O piso tátil, popularmente mais conhecido como piso de bolinha, tem o objetivo de orientar pessoas que possuem deficiências visuais. Sua função é alertar possíveis desníveis existentes no chão e por isso é comum vermos o piso tátil em lugares como finais de escadas, términos de rampas, em calçadas, em estações de trem, metrô e ônibus. Este produto também é usado como uma ferramenta que serve para alertar algum obstáculo existente no caminho, em situações onde possivelmente pessoas com deficiência visual não conseguiriam evitar acidentes se não houvesse a presença do piso tátil no percurso ou local.

Para pessoas com baixa visão ou deficiência visual, o piso tátil é fundamental para dar segurança e servir como um aviso de cuidado ou alerta, evitando graves acidentes. Por isso, também é importante saber que existem dois tipos de piso tátil, que exercem diferentes objetivos: o piso tátil de alerta e o piso tátil direcional.

O piso tátil de tipo direcional tem a função de guiar as pessoas através de uma linha contínua, orientando o trajeto correto e mais prático para as pessoas. Já os pisos táteis do tipo alerta, como já diz o nome, são usados para alertar as pessoas de obstáculos ou perigos que possam existir durante o trajeto.

É preciso um grande cuidado para não colocar o produto em excesso ou em lugares inadequados, pois isso poderia confundir e atrapalhar a locomoção das pessoas, principalmente as que possuem problemas de visão, pois elas estariam recebendo uma mensagem binária equivocada.

Aqui no Brasil, os pisos táteis devem seguir a NBR (Normas Brasileiras de Regulamentação) 9050. A obrigatoriedade da regulamentação de seu uso é feita de forma independente por cada município.

Onde encontrar uma empresa especializada em piso tátil?

Na WAT Acessibilidade você pode encontrar o tipo de piso tátil que você precisa. A empresa trabalha com pisos por elemento e com pisos de PVC, com grande variedade de cores, entre elas as opções azul, amarelo, cinza, preto, vermelho, verde, marrom, dourado e prata.

Os equipamentos são de primeira qualidade, oferecem o melhor custo benefício aos seus clientes, além de terem prontidão no tempo de entrega, garantindo maior conforto e segurança para seus usuários.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo