Vestiário acessível: 8 pontos para garantir acessibilidade para o espaço

Acessibilidade 10/06/2020
Vestiário acessível: 8 pontos para garantir acessibilidade para o espaço

Espaços acessíveis garantem muito mais segurança às pessoas com deficiência no dia a dia e em várias situações

Investir em soluções de acessibilidade, como de um banheiro acessível ou vestiário acessível, é uma forma de respeitar pessoas com deficiência e que precisam de espaços mais inclusivos. No caso dos vestiários, por exemplo, um espaço adaptado permite que homens e mulheres, mesmo com limitações das mais variadas naturezas, possam usufruir das instalações de um clube, por exemplo. Que saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat!

O que não pode faltar em um vestiário acessível: 8 itens essenciais

  1. NBR 9050: todos os itens de acessibilidade instalados dentro de um vestiário acessível devem obedecer aos parâmetros estabelecidos pela norma NBR 9050.
  2. Portas: devem apresentar vão livre mínimo de 0,80 m, com área livre de 0,60 m de diâmetro no mínimo. No lado oposto de cada porta de abertura do vestiário deve conter um puxador horizontal, sempre associado à maçaneta. A medida a ser seguida da barra da porta é de 40 cm, conforme orientação técnica da ABNT.
  3. Espelhos: somente podem ser instalados em paredes sem pias, sendo recomendável a utilização de dimensões maiores, com instalação entre 0,50 m e 1,80 m em relação ao piso acabado.
  4. Alarme PcD: a instalação é obrigatória e o produto consiste em duas partes principais chamadas de “acionador” que é instalado na parte interna do vestiário e “receptor”, na parte externa.
  5. Barras de apoio: devem ser fabricadas com material de grande resistência em relação à corrosão, seguindo os padrões da ABNT NBR 10283 e 11003. Podem ser do modelo “fixa” ou articuladas. As barras fixas, também chamadas de barras em “L”, podem ser instaladas em uma única peça ou em módulos compostos, considerando o posicionamento perfeito de duas barras retas. Já os modelos articulados devem contar com dispositivo que evite quedas repentinas.
  6. Boxes: os boxes do vestiário acessível devem apresentar banco articulado ou removível, sempre com cantos arredondados e superfície antiderrapante e impermeável. A profundidade mínima deve ser de 0,45 m, com altura de 0,46 m em relação ao piso acabado. Já o comprimento mínimo deve ser de 0,70 m considerando o eixo entre as barras. Importante ressaltar que banco e dispositivos de fixação devem suportar esforço de até 150 kg.
  7. Chapa de impacto: tem como função proteger a madeira das portas, principalmente em relação a impactos provocados por bengalas e cadeiras de rodas, ou mesmo muletas.
  8. Placas em braile: essenciais em qualquer tipo de ambiente, como no caso de um vestiário acessível. As placas em braile permitem a identificação por parte de pessoas com deficiência visual.

Fale com a Wat!

Não perca mais tempo na internet pesquisando sobre produtos para vestiário acessível: fale com um dos nossos especialistas. A Wat é uma empresa formada por profissionais que realmente entendem do assunto e que estão preparados para realizar um atendimento personalizado, transparente e objetivo.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo