Veja os pontos obrigatórios de um projeto de acessibilidade para cegos nas escolas particulares

Acessibilidade 16/01/2019
Veja os pontos obrigatórios de um projeto de acessibilidade para cegos nas escolas particulares

Qualquer escola, seja ela particular ou pública, tem a missão de educar crianças e jovens em vários aspectos. O primeiro deles, evidentemente, é em relação à educação formal que compreende o ensino de ciências humanas e exatas, por exemplo. Além disso, a escola também tem o papel social de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes. É justamente neste ponto que um projeto de acessibilidade para cegos nas escolas particulares merece um destaque especial.

Quando pensamos em acessibilidade para cegos, normalmente, associamos a estratégias e ações em espaços públicos, como em prédios governamentais ou mesmo em grandes praças esportivas, em terminais de transporte público e outros espaços com grande circulação de pessoas. Não é totalmente errado pensar assim. Porém, espaços particulares também devem considerar um plano de acessibilidade condizente às necessidades de crianças, jovens, adultos e idosos que sofrem com algum tipo de deficiência visual.

Não é diferente no caso das escolas particulares. Instituições de ensino de todo o Brasil devem considerar os seguintes pontos estratégicos dentro de seus projetos de acessibilidade:

  • Semáforo sonoro: solução de acessibilidade que auxilia na travessia de pedestres que possuem algum tipo de deficiência visual. É um semáforo que emite “bipes intermitentes” que alertam sobre a possibilidade e/ou restrição de tráfego (sinal verde ou vermelho). É uma alternativa muito eficaz.
  • Calçada: por falar em travessia segura, a calçada da escola também deve estar sempre em ótimas condições, sem buracos e obstáculos.
  • Sinalização: todas as sinalizações internas e externas, da escola, devem conter as informações disponíveis também em braile.
  • Piso Tátil: deve ser instalado nas áreas próximas à escola, como na calçada da instituição de ensino, rampas de acesso internas e externas, corredores, pátios, etc. Preferencialmente, o piso tátil deve partir do ponto de ônibus ou farol mais próximo à escola.

Lei de Acessibilidade: também nas escolas particulares

Importante ressaltar que assim como ocorre em espaços públicos, as escolas particulares também devem cumprir as exigências estabelecidas pela Lei de Acessibilidade. Através do cumprimento das normas e instalação de piso tátil e/ou placas em braile, por exemplo, a escola passa a oferecer ambientes acessíveis e inclusivos. Um compromisso com jovens, adultos e idosos que possuem algum tipo de deficiência visual.

Além disso, um projeto de acessibilidade feito sob medida e executado com precisão, também passa uma imagem positiva. Agrega valor à instituição de ensino e, ao mesmo tempo, transmite uma mensagem de inclusão e respeito que é absorvida direta e indiretamente por todas as pessoas que frequentam a escola. Alunos, professores, diretores, pais, profissionais terceirizados… Todos passam a entender a real importância da acessibilidade nas escolas particulares.  Algo essencial nos dias de hoje, não é mesmo?

Procurando por soluções focadas em acessibilidade para cegos? Fale com a Wat!

Especializada em processos termoplásticos, a Wat conta com fabricação própria e oferece uma grande variedade de produtos dentro do mercado de acessibilidade, inclusive quando o assunto é acessibilidade para cegos. Por aqui, você que é engenheiro responsável pela obra de uma escola particular ou diretor de unidade de ensino, sabe que pode adquirir soluções sob medida para garantir um projeto de acessibilidade completo.

Piso tátil, mapa tátil, corrimão, placas de sinalização em braile e vários outros produtos que seguem os mais rigorosos padrões de qualidade e que estão alinhados às normas técnicas estabelecidas pela ABNT, em conformidade a Lei de Acessibilidade 10.098.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato hoje mesmo com a equipe da Wat e confira preços, condições de pagamento e todas as informações que precisa para viabilizar o melhor projeto de acessibilidade para cegos. Envie sua mensagem clicando aqui ou ligue para os telefones em destaque (11) 2018 – 0028 e/ou (11) 94720 – 5606 (WhatsApp).

Aguardamos a sua mensagem.

 

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo