Veja as principais características das placas de Braille para elevador e seus significados

Acessibilidade 23/09/2020
Veja as principais características das placas de Braille para elevador e seus significados

Instalar placas de braile para elevador é um sinal de respeito às pessoas com deficiência visual em prédios públicos e privados

Também conhecida como placa batente, esta é uma das soluções de acessibilidade mais importantes em prédios residenciais e comerciais. A placa de braile para elevador é essencial para que a pessoa com deficiência saiba em qual pavimento está ao sair do elevador, principalmente se o mesmo não conta com sinalização sonora. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat!

Placa de braile para elevador: confira aqui os principais detalhes

  • Identificação: a solução existe para sinalizar o pavimento onde está instalada para pessoas com deficiência visual. Deve garantir uma sinalização prática e imediata.
  • Instalação: as placas de braile para elevador, como o próprio nome já indica, devem ser instaladas nos batentes do elevador e também nas escadas (laterais). Sobre a altura, as placas devem ser posicionadas entre 1,20m a 1,60m do piso.
  • Matérias-primas: podem ser utilizados alguns materiais na fabricação das placas, como alumínio, PVC, aço ou até mesmo aço inox. Já em relação às cores, também existe uma boa variedade de tonalidades que podem ser utilizadas.
  • Conservação e durabilidade: devido aos materiais utilizados na fabricação, as placas apresentam boa durabilidade. Porém, é fundamental que a administração predial verifique com atenção e periodicamente sobre a conservação das mesmas, afinal qualquer tipo de defeito pode interferir diretamente em sua funcionalidade.
  • Parâmetros técnicos: no caso de dúvidas sobre a instalação das placas, o indicado é consultar a NBR 9050, a norma brasileira que trata da acessibilidade no país.
  • Pavimentos: em cada pavimento devem ser instaladas duas placas em braile, sendo uma à direita e outra à esquerda do elevador.
  • Informação: como o objetivo é informar o pavimento, a placa deve apresentar as seguintes identificações: SS2, SS1, SS, T, 1, 2, 3, 4, G, G1, G2, G3, G4, MZ, COB, dentre tantas outras. As siglas representam “subsolo 2”, “térreo”, “1º andar” e assim por diante.

 Procurando por placa de braile para elevador?

A Wat é uma empresa de know-how no mercado e trabalha com diversas soluções de acessibilidade, para atender clientes com as mais diversificadas necessidades. Por aqui, você encontra produtos de primeira linha, como no caso de placa de braile para elevador. São soluções que atendem aos mais rigorosos padrões legais das normas vigentes no Brasil, ou seja, você não precisa se preocupar com nenhum detalhe mais técnico. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo