Tiposcópio: entenda qual a função do dispositivo para alunos com baixa visão

Acessibilidade 20/10/2021
Tiposcópio: entenda qual a função do dispositivo para alunos com baixa visão

Para facilitar a leitura e o aprendizado, o tiposcópio é uma solução incrível e que está presente em escolas de todo o mundo

Uma das soluções mais importantes para alunos com baixa visão é o tiposcópio, você já ouviu falar ou leu algo sobre assunto? Caso nunca tenha obtido nenhum tipo de informação sobre o tema, o post de hoje no blog da Wat é perfeito para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o produto! Continue a leitura e aproveite para compartilhar o conteúdo com diretores e professores de escolas públicas e particulares, assim como para pais e mães de alunos que sofrem com problemas de baixa visão.

Tudo o que você precisa saber sobre o tiposcópio

  • O que é: trata-se de um recurso não-óptico que exerce a função de uma guia para leitura. Nas escolas de todo o mundo, é uma solução muito presente para facilitar a leitura de crianças (de diferentes idades) que lutam com problemas de baixa visão diariamente.
  • Importância: como não poderia ser diferente, o tiposcópio é fundamental para permitir a alfabetização e, consequentemente, a evolução de conhecimento. A dificuldade em enxergar pode representar uma dificuldade enorme para o aprendizado, influenciando diretamente no desenvolvimento intelectual e no próprio futuro da criança.
  • Material: a boa notícia é que esta é uma solução que pode ser feita artesanalmente, na própria sala de aula. Podem ser utilizados materiais como cartões e plásticos pretos, com fendas que seguem a largura e altura das linhas de um caderno ou livro. Desta forma, ao utilizar o tiposcópio seguindo a ordem de leitura, a visão é concentrada no ponto exato da fenda, que é a linha em questão.
  • Objetivo: sua função é diminuir a luz refletida sobre o papel branco, o que aumenta o contraste da linha e também a localização e orientação da ordem de leitura. A resolução visual é favorecida e a solução pode ser utilizada em conjunto com outros recursos ópticos, como um óculos padrão. O tiposcópio também favorece a concentração.

A Wat trabalha com produtos de acessibilidade

Qualidade e variedade são dois pilares da Wat, uma empresa especializada em produtos de acessibilidade e que trabalha há muitos anos em um dos mercados mais concorridos. Por aqui, você encontra piso tátil e linha braile de altíssimo padrão para tornar o seu ambiente público ou privado muito mais acessível. Também é possível comprar soluções para escadas acessíveis e banheiros acessíveis. Todas as linhas, sem exceção, possuem certificados de qualidade e você também pode esclarecer dúvidas de aplicação com o time de atendimento da Wat. A equipe é formada por profissionais que realmente entendem do assunto. Aproveite o post de hoje: envie AQUI a sua mensagem de contato e não deixe de perguntar sobre preços e condições especiais.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo