Tipos de acessibilidade para idosos: adaptando a casa para idoso com necessidades especiais

Acessibilidade 01/04/2020
Tipos de acessibilidade para idosos: adaptando a casa para idoso com necessidades especiais

Adaptar a casa para idosos é essencial para garantir ambientes mais confortáveis e seguros no dia a dia

Quando chegamos à terceira idade, nossas necessidades mudam. Inclusive, necessidades relacionadas à movimentação e segurança, isso porque a mobilidade é reduzida e os riscos de acidentes graves são maiores. Justamente por isso, pensar e aplicar os principais tipos de acessibilidade para idosos é tão importante, principalmente para homens e mulheres com mais de 50 ou 60 anos com necessidades especiais. E este é o assunto de hoje, aqui blog da Wat. Confira na sequência as principais dicas para adaptar a casa para idoso com necessidades especiais.

Como adaptar a casa? Tipos de acessibilidade para idosos

É fundamental adaptar a casa para adequar os espaços comuns a idosos que sofrem com a falta de equilíbrio, perda total ou parcial da visão e audição, assim como o enfraquecimento dos músculos. Confira algumas soluções:

Banheiros acessíveis

O banheiro da casa pode ser adaptado para ser mais acessível aos idosos. Um banheiro acessível conta com barras de apoio que garantem suporte durante o uso dos sanitários. Também podemos indicar:

  • Alarme PcD: é um alarme que pode ser acionado caso o idoso sofra um acidente dentro do banheiro.
  • Piso emborrachado.
  • Porta mais larga.
  • Tomadas mais altas.

Piso emborrachado: o piso antiderrapante, ou emborrachado, é ideal para evitar escorregões em um ambiente que normalmente pode apresentar os pisos molhados.

Barras de apoio: além do vaso sanitário, a barra de apoio também pode ser instalada dentro do box do banheiro, para facilitar a hora do banho.

Elevador em casa

Outro ponto importante é contar com um elevador em casa, com portas largas e piso emborrachado. O elevador evita que o idoso utilize escadas e isso pode evitar grande parte dos acidentes.

Rampas

Por falar em escadas, esqueça delas! Substitua, se possível, as escadas da casa por rampas de acesso, principalmente na entrada da casa e para acesso a quartos, banheiros e cozinha. Uma casa sem escadas é o primeiro passo para garantir mais acessibilidade a idosos.

Móveis sem quinas

A dificuldade de locomoção faz com que os idosos caminhem pela casa se apoiando nos móveis, justamente para evitar quedas. Por isso, os móveis devem ser sem quinas para evitar acidentes corriqueiros.

Portas largas

Garantem maior facilidade para locomoção dos idosos dentro de casa, inclusive para quem utiliza cadeiras de rodas ou andadores.

Tomadas mais altas

Os idosos apresentam grande dificuldade para se abaixarem no momento que desejam utilizar algum ponto de tomada, como para carregar um aparelho celular ou eletrodoméstico em geral. A solução é promover a instalação das tomadas em pontos mais altos, facilitando assim a utilização.

Iluminação da casa

Invista em uma boa iluminação de salas, quartos, cozinha, banheiros e corredores. Uma boa iluminação pode evitar acidentes, isso porque a perda de visão total ou parcial na terceira idade é até certo ponto comum.

A Wat tem o que você procura!

Não perca mais tempo pesquisando na internet sobre soluções para adequar a sua casa para idosos com necessidades especiais. Fale diretamente com quem realmente entende do assunto. A Wat é formada por profissionais experientes e que lidam diariamente com a comercialização dos mais variados itens de acessibilidade, para as mais diferentes necessidades residenciais, comerciais e industriais. Você sabe que pode confiar!

Fale com um dos nossos especialistas e esclareça suas dúvidas sobre os produtos, preços e condições. Aproveite!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo