Sinalização e segurança: aspectos fundamentais do uso da faixa de sinalização grão de arroz

Sinalização e segurança: aspectos fundamentais do uso da faixa de sinalização grão de arroz

A faixa de sinalização grão de arroz é projetada para sinalizar a existência de uma escada no percurso de pessoas deficientes visuais ou que tenham baixa visão. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, a faixa de visualização visual para degraus de escada deve se localizar na borda do piso e possuir um relevo antiderrapante em sua superfície. Este tipo de sinalização também pode se restringir aos corrimãos laterais e é ideal para aplicação em escadas.

É de vital importância que a faixa de sinalização combine segurança e sinalização, já que ela é usada por pessoas deficientes visuais e de baixa visão, que dependem muito das informações passadas pela faixa de sinalização visual em escadas e rampas para poderem prosseguir em seu percurso com segurança e autonomia. Assim, a faixa de sinalização tem como principal função atender as pessoas através de uma sinalização visual com importante fator de luminância, que deve ser de fácil entendimento pelos diversos grupos de pessoas com deficiência visual, ou de baixa visão, como idosos e pessoas que utilizam óculos de grau ou pessoas com baixa mobilidade.

As cores mais comuns para faixa de sinalização grão de arroz são amarelo, azul, verde e vermelho, mas nesse caso é de pouca importância, pois o importante é que haja a diferença evidente de cores entre os planos de sinalização. Como há um grupo de pessoas deficientes visuais que são daltônicas, ou seja, não reconhecem cores parciais ou totais, não há necessidade de haver cores específicas para o uso de faixa de sinalização grão de arroz. Podendo assim, utilizar cores diferentes que melhor se adequa esteticamente desde que se respeitem as diferenças de LRV (Lightning Reflectance Value) para percepção das sinalizações, ou seja, devem ser evidenciadas as diferenças de cores claras e escuras.

É recomendável que a faixa de sinalização visual grão de arroz para escadas seja contínua na borda frontal do degrau, possuindo características antiderrapantes aos degraus.

Por fim, uma faixa de sinalização grão de arroz pode ser feita por diversos tipos de materiais distintos, que podem ir desde simples fitas dupla-face (a retroiluminadas com leds), fotoluminescentes, refletivas, entre outras.

A empresa WAT Acessibilidade trabalha com a venda de faixa de sinalização grão de arroz e conta com máquinas de última geração e tecnologia, fornecendo um material de qualidade e um melhor custo benefício para seus clientes.

Fale com nossa equipe pelo telefone (11) 2018-0028, WhatsApp (11) 94720-5606 ou acesse nosso site www.watplast.com.br

(11) 94720-5606