Saiba qual o melhor tipo de inox usado nos produtos de acessibilidade

Conheça os metais 20/05/2022
Saiba qual o melhor tipo de inox usado nos produtos de acessibilidade

A indústria do aço possui diversas opções de aços inoxidáveis, ou seja, do tipo que possui resistência a ferrugem e outras intempéries. E quando o assunto é acessibilidade, surgem algumas opções de produtos feitos em aço inox, apresentando linhas diversificadas e exclusivas de produtos.

Mas, em meio a diversas opções, qual seria o melhor tipo de aço inox para esses produtos? Esta é a pauta de hoje, do Blog da WAT, confira!

QUAIS SÃO OS TIPOS DE AÇO INOX?


No universo dos aços, o aço inox é categorizado em famílias, possuindo características distintas e de usos comuns na indústria em geral. Conheça as famílias de aços inox:

Ferríticos

Os aços da família dos ferríticos são os mais populares na indústria de utensílios domésticos, por obterem ótima resistência a corrosão e seu custo baixo, devido ao fato de não possuir níquel em sua fabricação. Dentre os tipos de aço inox ferríticos, o inox 430 é um dos mais populares, utilizado na produção de acabamentos automotivos, máquinas de lavar louça, secadores, aquecedores, refletores, pias, talheres, calhas, cunhagem de moedas e portas para cofres.

Austeníticos

A família de aços austeníticos possui de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de niquídio em sua estrutura química. Esse tipo de aço possui alta resistência a corrosão, boa ductilidade, boa resposta aos procedimentos a frio e a facilidade em operações de soldagem, permitindo uma diversidade de aplicações. Na família de aços inox austeníticos, o inox 304 é o favorito, utilizado em ambientes e procedimentos onde a necessidade de resistência a ferrugem é imprescindível, tal como na cozinha, hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas.

Martensíticos

Os aços inox martensíticos são semelhantes a família dos ferríticos, contando com 12% a 18% de cromo e entre 1% e 1,5% de carbono. Na contramão das outras famílias, os martensíticos possuem baixa resistência a oxidação, porém, possuem alta dureza e resistência à oxidação em meio atmosférico, o que os torna muito pouco soldáveis. Os mais populares dessa família são os inox 410 (utilizado em bombas, peças de válvulas, eixos, peças de turbinas, torres de fracionamento de petróleo, pistas de rolamento) e inox 420 (bombas, peças de válvulas, eixos, peças de turbinas, moldes plásticos e utensílios de cutelaria).

QUAL O MELHOR TIPO DE INOX PARA A ACESSIBILIDADE?

O aço inox 304, da família dos austeníticos, é a melhor opção, sendo utilizado em dois dos mais conhecidos produtos de acessibilidade:

Piso tátil

– Por se tratar de piso, ou seja, um item que tem contato com sujeira, água e outros impactos do meio ambiente, os pisos táteis de inox 304 são a melhor opção para garantir um piso tátil bonito e resistente ao dia a dia de qualquer estabelecimento;

Barras de apoio

– Além da necessidade de um material que possua alta resistência na sustentação de pessoas, as barras de apoio devem ter alta resistência a ferrugem, pois geralmente são instaladas em banheiros e sanitários, ambientes com umidade elevada, o que causa a corrosão de outros materiais.

A WAT Acessibilidade conta com o inox 304 na fabricação de pisos táteis e barras de apoio! Conte com esses produtos e uma linha completa de sinalização para todos os ambientes. Entre em contato e solicite um orçamento!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content