Saiba quais os melhores elementos de sinalização em calçadas para cegos

Acessibilidade 07/07/2021
Saiba quais os melhores elementos de sinalização em calçadas para cegos

Você já leu aqui no blog da Wat um conteúdo sobre as adaptações mais comuns para pessoas com deficiência visual em calçadas. Hoje, seguimos dentro do mesmo universo e vamos tratar dos elementos de sinalização que devem constar em um projeto completo de calçada para cegos. Ficou interessado(a)? Continue a leitura do post de hoje.

Calçada para cegos: o que não pode faltar

  • Piso tátil: não poderíamos começar o post de hoje por outro elemento de sinalização em calçada para cegos. O piso tátil é uma solução que realmente faz a diferença. São dois os modelos principais e que devem fazer parte de um projeto de acessibilidade completo: piso tátil de alerta e piso tátil direcional.
  • Piso tátil de alerta: como o próprio nome já deixa claro, este modelo tem como função alertar sobre a presença de algum obstáculo. No caso de uma calçada, por exemplo, de uma árvore, ponto de ônibus e de uma esquina.
  • Piso tátil direcional: já o modelo direcional tem como função apontar um caminho livre de obstáculos. A pessoa com deficiência visual total ou parcial, ao utilizar a bengala para se orientar na faixa do piso tátil direcional, sabe que pode seguir o caminho com tranquilidade e segurança.
  • Instalação: o projeto da calçada deve considerar também os obstáculos ao longo do trajeto, com a suspensão indicada entre 0,60m e 1,20m. A sinalização ao redor do objeto não pode ser inferior a 0,60m. Um bom exemplo disso é em relação às caixas de correio.

IMPORTANTE: não basta apenas realizar a instalação dos pisos táteis na calçada. A manutenção da sinalização em calçadas para cegos é igualmente importante. A limpeza de galhos, folhas e sujeira em geral, principalmente na superfície do piso tátil, é essencial e deve ser feita com boa frequência. O acúmulo de qualquer tipo de sujeira pode prejudicar a “usabilidade” do piso, já que o mesmo possui relevos que orientam a locomoção.

Procurando por piso tátil para calçada?

Fale com a Wat! São vários os modelos de piso tátil que você pode comprar, como piso tátil inox, adesivo, PVC, argamassado, ladrilho, pino, parafuso ou garra. Todos os modelos disponíveis atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade do exigente mercado de produtos de acessibilidade. Em outras palavras, você não precisa se preocupar em relação às medidas oficiais, qualidade dos materiais, durabilidade e assim por diante. O atendimento também é um diferencial por aqui. Você sempre será atendido por profissionais experientes e que realmente entendem do assunto. Então, não perca mais tempo: aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo