Saiba quais exigências de um banheiro adaptado para acessibilidade

Acessibilidade 06/02/2019
Saiba quais exigências de um banheiro adaptado para acessibilidade

Dentro de um projeto de acessibilidade que esteja adequado às exigentes normas técnicas da ABNT, e em conformidade à legislação vigente no país, o banheiro adaptado merece um destaque especial. Para quem não sabe do que estamos falando, a gente explica: um banheiro adaptado para acessibilidade possui soluções diferenciadas para facilitar sua utilização por pessoas com algum tipo de deficiência.

São banheiros indicados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, próteses e aparelhos ortopédicos. Também podem ser utilizados por homens e mulheres que precisam de apoios, como idosos. Confira abaixo quais são as principais exigências para construção de um banheiro adaptado para acessibilidade.

Principais exigências de um banheiro adaptado para acessibilidade

Abaixo separamos orientações para projetos de banheiros adaptados para acessibilidade, classificado como “módulo básico”. Confira:

  • Todos os banheiros adaptados devem estar próximos a áreas de fácil acesso;
  • Em um edifício, pelo menos 5% dos banheiros públicos devem ser adaptados;
  • Deve conter ter espaço interno que permita um giro de 360º;
  • A área de manobra pode utilizar (no máximo) 30 cm sob o lavabo e 10 cm sob a pia;
  • Armários devem deixar livre a área inferior. A altura mínima do piso deve ser de 30 cm e a máxima de 1,20m. O mesmo vale para os registros do banheiro;
  • Cabideiros: entre 80 cm e 1,20m do piso;
  • O desnível máximo do piso não pode ultrapassar 1,5 cm. Importante: se ultrapassar tal medida, já é considerada “rampa”;
  • Sinalização de emergência: pode ser instalada com altura máxima de 40 cm do piso e próxima ao Box ou bacia;
  • Barras laterais: existem alguns módulos que orientam determinadas medidas. Este é um deles:
    • Altura de 75 cm (a partir do piso) e comprimento mínimo de 80 cm (com 50 cm a partir da extremidade frontal da bacia). O diâmetro deve ser entre 3,5 e 4,5 cm e a distância de, no mínimo, 4 cm da parede. Em relação às barras do fundo, estas devem ser instaladas a 11 cm (no máximo) da parede dos fundos do banheiro, com extensão mínima de 30 cm. Confira na sequência do post, logo abaixo, mais informações sobre as barras de apoio para banheiros adaptados.

Importante ressaltar que todas as orientações acima, assim com as medidas indicadas, podem sofrer alterações mínimas e máximas conforme projeto de acessibilidade, sendo este submetido aos órgãos fiscalizadores competentes.

Placa de sinalização

Ao pensarmos em produtos de acessibilidade para banheiros adaptados, quase que imediatamente pensamos em placas de sinalização, não é mesmo? Esta é uma solução que obrigatoriamente deve estar presente em ambientes públicos e privados que possuam banheiros adaptados. O motivo é bem simples: a placa indica que aquele sanitário é diferenciado e preferencial para pessoas com deficiência. Logo, deve ser bem visível e passar a mensagem de forma direta, sem margens para interpretações dúbias. Justamente por isso, são soluções com linguagem universal e são entendidas por pessoas de todas as nacionalidades, independente do idioma.

Alarme PcD

Sabe o que é um alarme PcD para banheiro adaptado? É uma solução que possui um acionador e um receptor que devem ser instalados em pontos estratégicos, conforme padrão estabelecido pela NBR 9050/2015. O alarme PcD pode ser acionado sempre que a pessoa que estiver utilizando o banheiro encontrar alguma dificuldade em razão de sua condição especial. Quer saber mais detalhes? Confira aqui.

Barra de Apoio

As barras de apoio também são soluções de acessibilidade bem conhecidas, já que também garantem segurança ao usuário do banheiro adaptado. Todas as medidas disponíveis e a maneira de instalação das barras são orientadas pela NBR 9050/2015. Veja aqui mais detalhes.

Fale com a Wat e viabilize seu projeto de acessibilidade!

Com know-how no mercado de termoplásticos, a Wat conta com fabricação própria e trabalha com uma grande variedade de produtos de acessibilidade, como soluções para banheiro adaptado. O estoque é completo para você que precisa de soluções de qualidade e para diversas aplicações.

De alarmes PcD a barras de apoio, a Wat é a marca referência no segmento de produtos de acessibilidade, justamente por trabalhar com alternativas de alto padrão e dentro das mais rigorosas normas técnicas exigidas pela ABNT e em conformidade à Lei de Acessibilidade.

Aproveite o momento e esclareça as suas dúvidas diretamente com um profissional especializado em produtos de acessibilidade para banheiros adaptados. Clicando aqui você consegue enviar sua mensagem rapidamente. Se preferir, pode também entrar em contato pelos telefones: (11) 2018 – 0028 e/ou (11) 94720 – 5606 (WhatsApp).

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo