Saiba quais especificações para um sanitário acessível em locais públicos

Acessibilidade 17/06/2020
Saiba quais especificações para um sanitário acessível em locais públicos

Em comparação a um banheiro comum, o sanitário acessível deve apresentar itens específicos para garantir a utilização do espaço com segurança e comodidade

Quando pensamos em acessibilidade em locais públicos, normalmente, nos lembramos de rampas de acesso, piso tátil ou mesmo placas em braile. Porém, um sanitário acessível em locais públicos também é uma exigência e você que administra um local desta natureza, deve conhecer quais são as especificações para viabilizar um banheiro acessível às pessoas com deficiência. E esse é o assunto do post de hoje, aqui no blog da Wat! Continue a leitura e aproveite o campo de comentários para deixar a sua opinião, que é sempre muito bem-vinda por aqui.

Sanitário acessível: o que não pode faltar!

  • Barras de apoio: auxiliam pessoas com deficiência que precisam utilizar as instalações sanitárias de um local público. As barras de apoio devem ser proporcionais ao banheiro e devem ser instaladas corretamente, com buchas e parafusos, justamente para garantir uma fixação eficaz e segura. Os modelos mais comuns estão disponíveis nas medidas de 30, 40, 60, 80 ou 90 centímetros. Devem apresentar resistência a esforço mínimo de 150 kg, considerando o sentido de utilização.
  • Alarmes PcD: podemos definir este tipo de alarme como um dispositivo de segurança essencial para um banheiro acessível construído dentro dos principais padrões técnicos e legais. É um item dividido em duas partes, o acionador e o receptor.
    • Acionador: instalado na parte interna do banheiro e que pode ser acionado pela pessoa com deficiência em caso de acidente no espaço fechado. Deve ser instalado a 40 centímetros do chão, preferencialmente ao lado do vaso sanitário.
    • Receptor: deve ser instalado na parte externa, ou seja, fora do banheiro, preferencialmente acima da porta do espaço.
  • Placas em braile: as placas em braile são itens de acessibilidade bem comuns e que são fundamentais para garantir maior autonomia às pessoas com deficiência visual, já que indicam espaços como os sanitários acessíveis. O importante é que as placas sejam fabricadas com materiais de qualidade e que atendam às exigências da Lei da Acessibilidade.

Outros detalhes que devem ser observados: os banheiros acessíveis devem estar localizados em rotas acessíveis, preferencialmente com entradas independentes. Reserve 5% dos banheiros para transformar em sanitários acessíveis (para os dois sexos), isso em edificações que já existem. Para construções futuras, o recomendável é a existência de um banheiro acessível em cada pavimento.

A Wat está ao seu lado!

Caso não esteja encontrando as soluções que precisa para construção / adequação de sanitários comuns em banheiros acessíveis, sua busca termina aqui! A Wat é uma empresa especializada no assunto e que trabalha com barras de apoio, placas em braile e alarmes PcD. São soluções de altíssimo padrão, que segue as exigências técnicas e disponíveis com preços e condições incríveis! Comprove: fale com um dos nossos especialistas!

(11) 94720-5606