Saiba quais as especificações de um mapa tátil conforme a NBR 9050

Acessibilidade 08/05/2019
Saiba quais as especificações de um mapa tátil conforme a NBR 9050

A acessibilidade é um assunto que deve fazer parte de uma sociedade evoluída e que integra pessoas com qualquer tipo de deficiência, seja ela física ou mental. Aliás, justamente por este sentido, saber quais são as especificações técnicas de um mapa tátil conforme a NBR 9050 é tão fundamental nos dias de hoje.

Você sabe quais são?

Caso não tenha familiaridade com o tema e especificamente sobre o que é um mapa tátil ou NBR 9050, não se preocupe. Hoje, aqui no blog da Wat, você confere todos os detalhes técnicos que precisa saber sobre o tema. Confira na sequência!

O que é um mapa tátil e NBR 9050?

Um mapa que combina em uma mesma superfície informações em braile (textos) e alto relevo para orientação sobre localização para pessoas com pouquíssima ou nenhuma capacidade de visão. O mapa tátil apresenta, por exemplo, indicação de caminhos em alto relevo – trilhas em alto relevo –  e textos de legendas em braile, podendo também conter cores e texturas específicas.

Os mapas táteis são produtos de acessibilidade obrigatórios em locais públicos, como em shoppings centers, edifícios governamentais, entre outros. Têm como função principal orientar sobre entradas e saídas e todo e qualquer ponto importante de um espaço. Em um Shopping Center, por exemplo, deve apresentar a trilha em relevo para a praça de alimentação, estacionamento, cinema, etc.

Como o próprio nome sugere, esta solução de acessibilidade informa / orienta através do tato, do contato do dedo  da pessoa com determinados pontos em destaque. Aliás, vale a pena ressaltar neste momento, a importância da proporção geométrica de um mapa tátil. Em outras palavras, tal solução deve considerar as dimensões reais do local e propor uma escala coerente e adequada as principais normas técnicas.

Todos os padrões técnicos para fabricação e instalação do mapa tátil são orientados pela NBR 9050, a famosa norma técnica da acessibilidade e que tem validade em todo o território nacional.

NBR 9050 e especificações principais

A principal especificação técnica da NBR 9050 para instalação de um mapa tátil é o pedestal. Esta solução deve, obrigatoriamente, ser instalada em um pedestal com altura entre 0,90 e 1,00 m, com reentrância mínima de 0,30 m de altura e 0,30 m de profundidade em sua parte inferior. Tais medidas são adequadas para permitir aproximação frontal de pessoas em cadeiras de rodas, permitindo que tenha acesso à superfície do mapa tátil sem qualquer barreira que impeça.

Mais do que apenas cumprir a exigência técnica da NBR 9050, instalar o pedestal com mapa tátil nas medidas acima é também assegurar uma solução adequada a quem realmente precisa. Pensar no próximo é um dever que todos nós devemos ter, não é mesmo?

 

Procurando por mapa tátil? Fale com a Wat!

Especializada em soluções de acessibilidade, a Wat é uma empresa que atende a todos os padrões de qualidade exigidos para comercialização dos mais variados tipos de produtos com este fim. É o que acontece, por exemplo, com o mapa tátil! Por aqui, você encontra vários modelos em PS ou acrílico em vários cores e medidas para instalação segura.

São mapas táteis de primeira linha para aplicação em ambientes públicos ou privados, com pouca ou grande fluxo de pessoas. Em outras palavras, seja qual for a necessidade / objetivo, você pode confiar na qualidade dos produtos da Wat!

Quer saber mais detalhes? Entre em contato hoje mesmo com a equipe de atendimento e esclareça todas as suas dúvidas sobre procedência dos itens, quantidade necessária, prazo de entrega, preços, condições e muito mais. Envie sua mensagem eletrônica clicando aqui ou, se preferir, ligue para (11) 2018-0028 ou (11) 94720-5606

 

Imagem: CatEyePerspective | iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo