Saiba quais adaptações mais comuns para pessoas com deficiência visual em calçadas

Acessibilidade 20/02/2020
Saiba quais adaptações mais comuns para pessoas com deficiência visual em calçadas

Cidades com calçadas adaptadas são cidades que respeitam as pessoas com deficiência e que estão preparadas para o futuro

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe como valorizamos iniciativas que transformam nossas cidades em locais mais acessíveis para pessoas com deficiência. Inclusive, já até publicamos dicas de como tornar uma calçada já existente para deficientes visuais. E, aproveitando o assunto, vamos apresentar hoje quais são as adaptações mais comuns para pessoas com deficiência visual em calçadas. Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat e aproveite para deixar sua opinião nos comentários, logo abaixo do texto.

Sinalização para cegos em calçadas e soluções de acessibilidade

  • Piso tátil de alerta: como o próprio nome já indica, este tipo de piso tátil tem a função de alerta sobre a presença de obstáculos comuns em calçadas de todo o Brasil, como árvores, bancos, hidrantes, caixas de correio e assim por diante. Também são pisos que alertam para mudança de direção, como em esquinas.
  • Piso tátil direcional: por falar em direção, o piso tátil direcional tem a função de garantir o deslocamento seguro e total de pessoas com deficiência visual (total ou parcial) pelas calçadas.
  • Inclinação da calçada: poucas pessoas sabem disso, mas a inclinação da calçada deve acompanhar a inclinação da rua, tanto no longitudinal como na horizontal. Quando tal medida é respeitada, a locomoção de pessoas com deficiência visual é facilitada.
  • Degraus e desníveis: não são permitidos e é fundamental que as calçadas respeitem essa medida, afinal as pessoas com deficiência visual podem sofrer acidentes graves em razão da existência de obstáculos deste tipo.

Como deve ser feita a instalação e a manutenção dos pisos táteis?

Devem ser instalados sempre que houver algum obstáculo suspenso, como as famosas caixas de correio, ou outros com altura igual ou superior a 60 centímetros e até 2,10 metros. A manutenção, por sua vez, deve ser pensada e executada para garantir a conservação dos pisos táteis de alerta e direcional. É importante que ocorra uma manutenção preventiva e periódica, piso a piso, para verificar danos e realizar eventuais reparos.

Piso tátil de qualidade é com a Wat!

São anos de tradição no mercado e isso garante à Wat a experiência necessária para indicar sempre a melhor solução, para todos os clientes e de acordo com suas necessidades. Um bom exemplo disso é a variedade de piso tátil que você encontra aqui:

São muitos modelos, não é mesmo? Então, não perca mais tempo na internet pesquisando sobre soluções de acessibilidade para adaptar calçadas para pessoas com deficiência. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e garanta produtos de altíssimo padrão e que seguem os parâmetros técnicos estabelecidos pelo mercado. Aproveite!

(11) 94720-5606