Saiba mais sobre sinalização para deficientes auditivos

Saiba mais sobre sinalização para deficientes auditivos

Quando pensamos em um país mais evoluído e moderno, pensamos em uma nação com espaços públicos e privados adequados às pessoas com deficiência. Por isso, no post de hoje aqui no blog da Watplast, vamos conhecer os principais símbolos para deficientes auditivos. Acompanhe na sequência e não deixe de enviar seus comentários no final do texto.

Você conhece todos os tipos de sinalização para deficientes auditivos?

Separamos abaixo uma lista bem completa com os principais símbolos utilizados e que auxiliam os deficientes auditivos no dia a dia. Confira!

  1. Símbolo Internacional da Surdez e Perda Auditiva: certamente você que frequentou algum espaço público ou privado adequado à Lei da Acessibilidade, já encontrou este símbolo. Trata-se de uma sinalização com retratando uma orelha e uma faixa transversal. Importante ressaltar que motoristas com deficiência auditiva podem utilizar um adesivo com o mesmo símbolo, no para-brisa do veículo.
  2. Símbolo Telebobina (aro magnético): muito semelhante ao citado acima, este símbolo possui a letra “T” adicionada e indica que determinado local possui um aro magnético. Neste caso, o deficiente auditivo pode utilizar seu aparelho no modo “T” (Telecoil) para ouvir o sistema de som do ambiente, que será transmitido diretamente. Hoje no Brasil, infelizmente, praticamente não há espaços adaptados desta maneira. No exterior, todavia, é comum encontrar tal sinalização em cinemas, lojas, museus, igrejas, etc.
  3. Símbolo de Sistemas de Audição Assistida: tal sinalização aponta que determinado local possui tecnologia adaptada dentro dos padrões da acessibilidade, seja por sistema FM ou Telebobina. Trata-se de uma indicação para o deficiente auditivo que o som ambiente poderá ser transmitido de alguma maneira que ele consiga ouvir. Um bom exemplo disso acontece em alguns museus que oferecem audioguias para os visitantes. A placa de sinalização apresenta o símbolo de uma orelha, pontilhados e símbolos de frequência.
  4. Símbolo da língua de sinais: outra placa de sinalização importante é uma com duas mãos, sem sentidos opostos, que apontam que há presença de um intérprete da língua de sinais no local. É comum em eventos, palestras e comunicados oficiais do governo. Sites também podem contar com o símbolo.
  5. Closed Caption: dentro do mundo digital e de entretenimento, o símbolo com duas letras “Cs” indica que determinada programação possui legendas ocultas e que podem ser ativadas a qualquer momento. No Brasil, por exemplo, todo aparelho de TV à venda deve obrigatoriamente apresentar o símbolo e a própria tecnologia. Na internet, ainda não há legislação específica para tal.
  6. Opened Caption: símbolo com as letras “OC” indica a presença de legendas visíveis que não podem ser desativadas. Por exemplo, em filmes em língua estrangeira que são transmitidos na TV aberta no Brasil. É um tipo de sinalização virtual rara.
  7. Telefone para Surdos (TTY / TDD): trata-se de uma sinalização que indica a presença de telefone para surdos ou de um serviço que permita ao deficiente auditivo realizar ligações. É um símbolo formado por um telefone, teclas e uma barra (na cor branca). Outro símbolo, dentro da mesma categoria, é de um telefone com sinais de frequência, que indica a existência de telefone com controle de volume.

A Wat trabalha com produtos de acessibilidade, sabia?

São diversas soluções para você sinalizar espaços privados e públicos de acordo com as exigências legais. A Watplast é uma empresa especializada no mercado de acessibilidade e que trabalha com placas de sinalização, piso tátil, linha braile completa em muito mais. CLIQUE AQUI para conferir tudo no site institucional. Caso tenha dúvidas sobre cada item, preços e condições, envie seu e-mail pela página de contato ou ligue para os números: (11) 2018-0028 / (11) 94720-5606.

Crédito: smontgom65 / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo