Saiba como tornar uma calçada já existente para deficientes visuais

Acessibilidade 20/03/2019
Saiba como tornar uma calçada já existente para deficientes visuais

Cada vez mais as pessoas estão compreendendo o quão importante é conviver em espaços mais inclusivos e que ofereçam soluções de acessibilidade adequadas às necessidades de pessoas de todas as idades e que possuam algum tipo de deficiência. Um bom exemplo disso pode ser observado diariamente nas calçadas para deficientes visuais que são cada vez mais comuns nas pequenas e grandes cidades, principalmente em grandes centros urbanos, como nas capitais brasileiras.

Sim, sabemos que ainda estamos distantes como sociedade daquilo que é considerado o ideal, dentro deste assunto, mas houveram avanços nos últimos anos. E o avanço na construção e adaptação de calçadas para deficientes visuais pode ser explicado pela popularização de soluções de acessibilidade.

Você sabe quais são os produtos que permitem tornar uma calçada já existente, padrão, em uma calçada para deficientes visuais? Confira na sequência do post!

Quais pisos devem ser utilizados em uma calçada para deficientes visuais

Ao pensar na construção ou adaptação de uma calçada deste tipo, considere a utilização do piso tátil. Hoje no mercado, este tipo de piso (tátil direcional e tátil de alerta) está disponível em vários modelos e sua importância é evidente. São pisos que garantem maior autonomia e segurança para crianças, jovens, adultos e idosos completamente cegos e/ou que possuem limitada capacidade de visão.

Piso tátil direcional: é o piso que orienta sobre a direção de um determinado caminho, como ao longo de uma calçada. O piso tátil direcional possui feixes salientes retangulares e organizados paralelamente. Quando pensamos em sua aplicação em calçadas para deficientes visuais, este modelo deve ser instalado conforme NBR 9050 e com desenho que forme uma faixa. Desta maneira, acompanhará o sentido de deslocamento. Sua largura pode variar entre 25 e 60 centímetros e deve ser instalado em calçadas largas, de grande circulação.

Piso tátil de alerta: como o próprio nome sugere, esta solução tem como função primordial alertar o deficiente visual sobre obstáculos na via, como em relação a presença de um poste ou de uma ou mais árvores, por exemplo. O piso tátil de alerta deve obrigatoriamente possuir uma cor contrastante à cor predominante da calçada e, preferencialmente, bem chamativa. Justamente por isso são bem comuns os pisos táteis de alerta na cor amarela. Lembre-se: este produto também atende às necessidades de pessoas com limitada capacidade de visão, por isso o uso de cores é necessário.

Instalação e manutenção dos pisos táteis em uma calçada adaptada

Devem ser instalados quando há algum tipo de obstáculo suspenso em uma calçada, como caixas de correio e outros que superem de 0,60 centímetros e 2,10 metros de altura, com atenção redobrada a obstáculos maiores em suas partes superiores. Já a superfície ao redor destes objetos deve ser sinalizada com raio de 0,60 centímetros, no mínimo. Sobre a manutenção, este deve ser criteriosa e periódica, já que cada piso tátil somente exerce sua função quando os relevos de suas superfícies se encontram em perfeitas condições.

Pesquisando por piso tátil de alerta e piso tátil direcional? Está no lugar certo!

A Wat é uma empresa que construiu uma reputação de destaque quando o assunto é acessibilidade. Para tal, conta com fabricação própria e consegue atender aos mais exigentes requisitos de segurança e qualidade em todos os produtos oferecidos, independentemente da quantidade desejada por cada um dos clientes.

São pisos táteis de alerta, pisos táteis direcionais, placas de sinalização, corrimão, mapa tátil e muitos outros produtos de acessibilidade prontos para instalação. Quer saber mais? Entre em contato hoje por telefone ou mensagem eletrônica (clicando aqui). Os telefones disponíveis para contato são: (11) 2018 – 0028 e/ou (11) 94720 – 5606 (WhatsApp).

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo