Saiba como promover a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular

Acessibilidade 03/02/2021
Saiba como promover a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular

Uma sociedade moderna é uma sociedade inclusiva, e isso começa pela inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular. Saiba mais aqui

Você já leu aqui no blog da Wat um conteúdo sobre quais são as principais adaptações para deficientes visuais nas escolas. Hoje, seguimos dentro do mesmo cenário e vamos apresentar dicas de como promover a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular. Em todas as sociedades mais evoluídas, a inclusão de meninos e meninas com deficiência visual é uma obrigatoriedade. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e descubra!

Veja dicas para promover a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular

  • Professores: o professor faz o aluno evoluir, crescer e aprender. No caso da inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular, não é diferente. Os professores devem pensar em aulas e na própria didática para incluir os alunos com deficiência, de uma forma coerente e realmente profissional, buscando a excelência no ensino diário. Não deve ocorrer favorecimento ou diferenciação em relação à capacidade de aprendizagem. Deve haver, todavia, cuidados redobrados para compreensão por parte de todos os alunos.
  • Materiais e recursos necessários: a escola deve disponibilizar materiais em braile, como livros e apostilas, e ainda recursos em áudio em todas os materiais. Por exemplo, audiobooks de história, geografia, gramática, matemática e assim por diante. O aluno com deficiência visual deve ter acesso ao conteúdo, ao mesmo conteúdo que os outros alunos, sem distinção.

Soluções de acessibilidade é com a Wat!

Atendimento personalizado, transparente e direto ao ponto. É isso que você tem garantido com a Wat, uma empresa especializada em soluções de acessibilidade e que trabalha há muitos anos com o que há de melhor em termos de produtos para garantir ambientes mais inclusivos. Inclusive, com soluções perfeitas para promover a inclusão do aluno com deficiência visual no ensino regular. Dentre os produtos oferecidos de altíssimo padrão, podemos destacar a linha de piso tátil, linha braile e também soluções para banheiros acessíveis e ainda escadas acessíveis. Que tal saber tudo sobre preços e condições especiais? Aproveite: fale com um dos nossos consultores.

Veja duas ótimas soluções de acessibilidade para escolas

  • Piso tátil de alerta e direcional: os pisos táteis são soluções que garantem ambientes mais seguros e independentes para os alunos. Devem ser instalados nas calçadas da instituição de ensino e nos ambientes internos, de pátios aos corredores.
  • Linha braile: o uso de placas em braile é uma alternativa que garante muito mais independência ao aluno com deficiência visual, isso porque o mesmo consegue se orientar em relação à localização dentro da escola, como ao identificar salas de aula, laboratórios, bibliotecas, refeitório e assim por diante.
(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo