Princípios de acessibilidade para deficientes em bibliotecas

Acessibilidade 27/03/2020
Princípios de acessibilidade para deficientes em bibliotecas

Uma biblioteca 100% preparada para receber pessoas com deficiência é uma biblioteca preparada para um futuro mais inclusivo e respeitoso

Todos os posts relacionados a acessibilidade são fundamentais para que a nossa sociedade chegue a um patamar mais inclusivo, principalmente para as pessoas com deficiência. E este assunto é ainda mais importante quando pensamos em acessibilidade para deficientes em bibliotecas, afinal estes são espaços de aprendizado e disseminação de conhecimento e cultura. E todos os cidadãos devem ter acesso a isso, não é mesmo? No post de hoje, aqui no blog da Wat, apresentamos quais são seus princípios básicos, tipos de acessibilidade em biblioteca, tecnologias disponíveis e muito mais. Continue a leitura!

Acessibilidade em bibliotecas: pontos primordiais

  • Uma biblioteca acessível deve promover integração em suas atividades do maior número de pessoas.
  • As instalações devem ser adequadas para receber pessoas com deficiências físicas, sensórias e antropométricas, como através de rampas de acesso, banheiros adaptados, escadas acessíveis e outras particularidades estruturais.
  • Acessibilidade digital e tecnologia deve estar disponível para todos, em todos os canais de comunicação e em relação aos materiais disponíveis, como audiobooks, telas com legenda, mapas táteis, etc.
  • Funcionários: devem ser treinados para desempenharem um atendimento solicito, organizado, educado e paciente.

Tipos de acessibilidade dentro de uma biblioteca

  1. Arquitetônica: a acessibilidade arquitetônica trata da eliminação de barreiras físicas na biblioteca.
  2. Comunicacional: trata da comunicação interpessoal, virtual e escrita.
  3. Metodológica: a acessibilidade metodológica lida com técnicas e procedimentos de estudo e trabalho em uma biblioteca, inclusive em ações comunitárias.
  4. Instrumental: trata da eliminação de barreiras em utensílios, instrumentos e ferramentas de estudo e trabalho em uma biblioteca.
  5. Programática: a acessibilidade em biblioteca de caráter programático lida com barreiras “invisíveis”, que impedem / dificultam políticas públicas, regulamentos e normas municipais, estaduais e federais.
  6. Atitudinal: visa a quebra de preconceitos, estereótipos, estigmas e discriminações que possam constranger e impedir o acesso de pessoas com deficiência à biblioteca.

Acessibilidade para deficientes visuais em bibliotecas

A biblioteca deve se preparar para receber pessoas com deficiência visual (total ou parcial), possibilitando plena utilização de seus espaços e materiais. Para tal, algumas medidas são necessárias:

  • Deve haver uma sala de apoio com máquina de datilografia e impressora em braile, ambas conectadas ao computador.
  • Sistema de voz, gravador e fotocopiadora que amplia textos também são soluções que devem ser disponibilizadas. A biblioteca deve adotar um plano ininterrupto de aquisição de acervo bibliográfico em braile, assim como de ditas sonoras que poderão ser utilizadas didaticamente.
  • Tecnologias essenciais: software de ampliação de tela e equipamento para ampliação de textos, assim como lupas, scanner e réguas de leitura. Confira alguns dos softwares mais utilizados:
    • DOSVOX: sistema operacional que se comunica com o usuário a partir de comandos de voz.
    • Delta Talk: programa que responde por comandos de voz.
    • Virtual Vision: tecnologia que realiza a leitura de um determinado conteúdo para o usuário.
    • Jaws: um dos melhores e mais utilizados leitores de tela em todo o mundo.
    • Openbook; converte um determinado documento que foi escaneado em um documento de áudio, que então é lido pelo sintetizador.
    • Magic: apresenta as funções de síntese de voz e ampliação de forma simultânea.

A Wat é especializada em produtos de acessibilidade

Aqui você encontra o que precisa em soluções de acessibilidade e conta com um atendimento diferenciado, de profissionais que realmente entendem do assunto. Quer saber detalhes sobre os produtos, preços e condições? Fale com um dos nossos especialistas.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo