Piso tátil: conhecendo os elementos soltos e suas funções na acessibilidade

Acessibilidade 14/10/2020
Piso tátil: conhecendo os elementos soltos e suas funções na acessibilidade

Muita gente conhece os pisos táteis, mas e os elementos soltos? Confira no post de hoje mais sobre essa solução de acessibilidade incrível

 Quem acompanha as postagens sobre acessibilidade aqui no blog da Wat sabe que o piso tátil é uma das soluções mais importantes e procurados do setor, afinal sua aplicação garante muitos benefícios em espaços públicos e privados. Hoje, seguimos dentro do mesmo universo e apresentamos mais um conteúdo sobre o assunto, agora sobre os elementos soltos e suas funções na acessibilidade. Continue a leitura e descubra!

Confira aqui: piso tátil elementos soltos… tudo o que você precisa saber!

  • Elementos soltos: quando pensamos em piso tátil, normalmente, pensamos em placas com elementos em relevo que alertam sobre a direção (pisos táteis direcionais) ou sobre a presença de algum obstáculo (pisos táteis de alerta). Não está errado pensar assim, pois são os modelos mais comuns. Todavia, os elementos soltos são estes mesmos relevos vendidos separadamente e não em uma placa.
  • Função: assim como os pisos táteis, os elementos soltos também alertam com as mesmas finalidades, ou seja, sobre direção e obstáculos no caminho. São utilizados em estabelecimentos públicos e privados que não querem / não precisam da instalação do piso tátil em si, mas apenas dos elementos soltos que desempenham a mesma função.
  • Onde podem ser aplicados: hotéis, prédios comerciais, shoppings, agências bancárias, calçadas e em qualquer espaço público e privado que, evidentemente, siga as recomendações técnicas para instalação dos elementos soltos.

Qual a grande vantagem dos elementos soltos?

É a estética! Quando os pisos táteis tradicionais são instalados, visivelmente é possível notar uma diferença no ambiente, afinal o restante do piso de um local não é tátil e consequentemente é diferente, inclusive com cores distintas. Onde está o piso tátil de alerta ou direcional, é possível notar uma grande diferença.

Com os elementos soltos isso não ocorre, pois são instalados no próprio piso do local, promovendo assim menor interferência visual. Sua instalação também é mais facilitada e rápida, já que não há a necessidade de retirar pisos antigos e colocar novas placas de pisos táteis.

Também podemos apontar como uma das grandes vantagens a diversidade de de cores dos elementos soltos, o que pode garantir uma padronização visual interessante dentro de um local. Por exemplo, se uma agência bancária utiliza a cor verde como identidade visual de sua marca, por que não contar elementos soltos da mesma cor?

Procurando por piso tátil? Fale com a Wat!

O que não falta por aqui é opção de qualidade quando o assunto é piso tátil. Você encontra diversidade em modelos e qualidade total em todas as versões desta que é uma das principais soluções em acessibilidade. Compra piso tátil é fácil com a Wat: fale com um dos nossos especialistas!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content