LRV: o que é e qual é sua importância na acessibilidade?

Acessibilidade 21/01/2022
LRV: o que é e qual é sua importância na acessibilidade?

De modo geral, a Acessibilidade é aplicada considerando os 3 fatores de contraste: visual, sonoro e tátil. Na maioria dos produtos dentro deste contexto, pelo menos 2 dos 3 tipos de contraste são aplicados.

No caso do piso tátil, por exemplo, o contraste tátil e visual são fundamentais, pois este produto serve para orientar pessoas com deficiência visual total (cegos) ou parcial (pessoas com baixa visão), seja através da bengala tátil como pelo seu contraste de cor com o piso do local.

O LRV é um método utilizado para medir e garantir que o contraste visual está em níveis adequados. Continue sua leitura aqui no blog da WAT para saber mais sobre essa tecnologia!

LRV – o que é?

Original do termo inglês Light Reflectance Value (Valor da Luz Refletida), LRV é a tecnologia de medição da luz refletida em uma superfície. O LRV é citado nas NBR 9050 e 16537 como método principal de medição de contraste na aplicação do piso tátil nos ambientes em geral.

A tecnologia do LRV consiste em definir um valor numérico para as características visuais dos materiais em geral, na qual quanto mais clara for a cor e brilhoso o material, maior é o número (Exemplo: 100% preto = 0 / 100% branco = 100).

O LRV deve ser medido através de fotômetros específicos para a medição da luminância (luz refletida).

Como o LRV é aplicado na acessibilidade?

Na sinalização de áreas amplas (parede piso, portas, teto) e em elementos que facilitam a orientação (corrimão, controles etc.), o contraste deve ser igual ou maior que 30 pontos. Textos informativos e sinalização de perigo em potencial deve ter contraste igual ou maior que 60 pontos.

No caso dos pisos táteis, a NBR 16537 define que o LRV do piso tátil subtraído ao LRV do piso do local deve ser igual ou maior que 30 pontos. À seguir, confira os LRV das cores de linha dos nossos pisos táteis:

Preto – 35 | Cinza – 55 | Cinza claro – 69 | Azul – 56 | Vermelho – 63 | Verde – 61 | Amarelo – 63

Mas então, como vou saber o LRV do piso do meu ambiente?

Se o fabricante não tiver esta informação, você não saberá… Porém, na ausência do LRV, a NBR 16537 indica alguns contrastes como recomendação, que atendem os parâmetros de contraste visual. Confira alguns exemplos:

Preto – contraste com amarelo, laranja, bege ou branco;

Cinza – contraste com amarelo ou branco;

Azul – contraste com bege, branco ou amarelo;

Vermelho – contraste com bege ou branco;

Amarelo – contraste com cinza escuro, preto, marrom, lilás, verde ou azul.

A mesma regra pode ser usada nas diversas sinalizações, sendo que as mais rigorosas (textos informativos e sinalização de perigo em potencial) devem utilizar dos maiores contrastes visuais (preto e branco, preto e amarelo etc.).

Especialista em produtos de acessibilidade

A Wat tem os produtos de acessibilidade que você precisa para tornar qualquer ambiente mais seguro e acessível. Contamos com linhas completas de soluções para banheiros acessíveis e escadas acessíveis, grande variedade em piso tátil e linha braile personalizada.

Resumidamente, contamos com uma equipe apta para te proporcionar o melhor atendimento com produtos de qualidade, certificada nos parâmetros da ISO 9001. Aproveite o post de hoje: envie AQUI a sua mensagem de contato.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content