Normas de acessibilidade em hospitais: como garantir um espaço acessível para o ambiente?

Acessibilidade 23/12/2020
Normas de acessibilidade em hospitais: como garantir um espaço acessível para o ambiente?

Para garantir ambientes hospitalares mais seguros e acessíveis, é fundamental conhecer os pontos de atenção das normas de acessibilidade em hospitais

Você já viu por aqui que acessibilidade em clínicas é algo possível quando você utiliza os produtos certos e que atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade. Dentro deste cenário, as normas de acessibilidade em hospitais existem justamente com o mesmo objetivo, ou seja, garantir que todas as soluções sejam aplicadas corretamente em hospitais em todo o território nacional. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat.

Principais pontos de atenção das normas de acessibilidade em hospitais

  • Rampas de acesso: os hospitais devem oferecer rampas de acesso para pessoas com deficiência. Tais soluções devem respeitar medidas específicas, como em relação ao ângulo da inclinação (transversal de no máximo 2% para rampas internas e 3% para rampas externas )e também instalação de corrimão e bordas de proteção. Largura recomendada de 1,50m. Podem ser utilizados pisos vinílicos especiais, inclusive com grãos minerais que garantem efeito antiderrapante.
  • Elevadores: devem ser espaçosos e contar com alertas sonoros e sistema de alarmes. Outro ponto de atenção é que as instruções devem estar disponíveis em braile, como nos botões do painel de comando.

Empresa de soluções em acessibilidade: você precisa conhecer a Wat!

Com know-how de quem atua há muitos anos em um dos segmentos mais concorridos do mercado, a Wat é uma empresa que trabalha com o que há de melhor em termos de soluções em acessibilidade. Por aqui, você encontra linhas completas de piso tátil, linha em braile e também produtos de alto padrão para escadas acessíveis e banheiros acessíveis. Em outras palavras, um estoque completo para atender 100% de suas necessidades sempre que precisar. E tudo isso com o suporte e transparência de profissionais que realmente entendem do assunto. Aproveite: fale com um dos nossos especialistas e descubra os preços e condições imperdíveis!

Normas de acessibilidade em hospitais: veja mais informações

  • Piso tátil: sempre que pensamos em acessibilidade em espaços públicos e privados, pensamos em piso tátil de alerta e piso tátil direcional. É uma das soluções mais populares e igualmente uma das mais importantes. E, além disso, o piso em geral deve ser 100% estável, com coberturas antiderrapantes para facilitar a locomoção de cadeira de rodas, macas, etc. Podem ser utilizados pisos granitos, vinílicos comuns ou porcelanato.
  • Instrumentos de locomoção: um hospital deve disponibilizar cadeira de rodas, bengalas e muletas para pacientes e acompanhantes.
  • Corredores: poucas pessoas sabem disso, mas dentro das normas de acessibilidade em hospitais, um dos pontos de maior atenção é em relação aos corredores. Os mesmos devem ser largos para facilitar a locomoção de muitas pessoas, macas e assim por diante.
  • Estacionamento: o hospital deve disponibilizar um número mínimo de vagas reservadas de estacionamento para pessoas com deficiência. As mesmas devem ser sinalizadas de forma horizontal.
  • Degrau: a sinalização visual na borda do piso, como através de faixas coloridas contrastantes ao piso, é fundamental.
  • Portas: assim como falamos do espaçamento de corredores, as portas também devem garantir trânsito livre, com altura mínima de 2,10 m e vão livre mínimo de 0,80 m.
  • Corrimão: altura mínima de 0,92 m e de 0,70 m a partir de pisos da face superior. Os corrimãos devem ser instalados em ambos os lados de rampas e escadas. Largura indicada de 3 cm e 4,5 cm, sem arestas vivas. Entre a parede e o corrimão, o espaçamento mínimo deve ser de 4 cm.
(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo