Matéria-prima da WAT: O que são?

Matéria-prima da WAT: O que são?

Ao visitar nosso site ou nos acompanhar pelas redes sociais você já deve ter se perguntado: O que é PS? Por que inox? Piso de PVC? Placa de acrílico?
Descubra aqui o que são esses materiais e o quão importantes eles são na garantia da qualidade de nossos produtos!

PVC

PVC é a sigla inglesa de “Polyvinyl chloride” que em português significa Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil), um plástico também conhecido como vinil. O PVC é obtido através de uma combinação de etileno e cloro.
É um produto classificado como versátil devido à possibilidade de se acrescentar determinados aditivos (plastificantes, estabilizantes, lubrificantes, pigmentos, espumantes etc.) que são incorporados antes da transformação no produto final. A escolha de aditivos atóxicos permite a fabricação de brinquedos e produtos da indústria farmacêutica como, por exemplo, mangueiras para sorologia, bolsas de sangue etc.
Além de ser um matéria que proporciona uma flexibilidade na produção final do piso tátil, o mesmo não propaga chama, é um isolador térmico, elétrico e acústico, resistente ao ataque químico (mofo) e bacteriológico, resistente à intempérie, além de ser extremamente leve, inócuo e durável.

Inox

Inox é o “apelido” dado para o aço inoxidável, que é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica, ou seja, o mesmo não enferruja.
A WAT só fornece piso tátil em elementos de inox e barras de apoio fabricados com inox 304, pois esse tipo específico de aço inox traz uma resistência maior à oxidação, tal que o mesmo é excelente para fabricação de equipamentos para hospitais, indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas, entre outras, pois esses locais necessitam de materiais que não interfiram em sua produção em nível químico.

Acrílico

Acrílico ou polimetil-metacrilato (PMMA) é um material termoplástico rígido, transparente e incolor (No caso do acrílico colorido é acrescentado pigmento). Também pode ser considerado um dos polímeros (fibra sintética) mais modernos e com maior qualidade do mercado, por sua facilidade de adquirir formas, por sua leveza e alta resistência. É também chamado vidro acrílico ou simplesmente acrílico.
Por ser um material brilhoso, mais resistente e bonito, a WAT utiliza o mesmo como uma das duas opções de fabricação das placas braile e de mapa tátil.

PS

PS é a sigla usada para “poliestireno”, que é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno. Por ser um material mais flexível é utilizado não só nos nossos mapas táteis e placas braile como inclusive na maioria dos copos descartáveis no Brasil. Historicamente mais barato do que o PP (polipropileno), apresentava grande vantagem competitiva em relação ao similar. O PS é um material 100% reciclável.

Policarbonato

Utilizado na fabricação das faixas de sinalização de escadas, o policarbonato é um tipo particular de polissacarídeos, polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato (-O-(C=O)-O-). São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. Como tal, estes plásticos são muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design.

ABS

O plástico ABS, também conhecido quimicamente como acrilonitrila butadieno estireno, é a base de quase todos materiais plásticos que utilizamos no dia-a-dia, tais como os acessórios de um computador, telefones e brinquedos. O ABS é um termoplástico muito utilizado na indústria por ser um material viável economicamente (relativamente barato), muito resistente e ao mesmo tempo leve e flexível, que pode receber qualquer tipo de cor e apresentar aspecto que vai do opaco ao transparente. Apesar de ser inflamável em altas temperaturas, em comparação a outros materiais, o plástico ABS apresenta certa resistência ao calor e às baixas temperaturas. E não para por aí, o plástico ABS também funciona como um isolante elétrico. A WAT fabrica anéis de corrimão em ABS.

Quer saber mais sobre nossos produtos, novidades e notícias do mundo da Acessibilidade? Siga a WAT nas redes sociais, procure por @watplast no Instagram, Facebook ou Twitter.

Para adquirir nossos produtos você pode falar conosco através do nosso whatsapp 11947205606. A WAT fornece produtos de acessibilidade para todo o Brasil.