Ladrilho hidráulico tátil: conheça as características e função do modelo

Ladrilho hidráulico tátil: conheça as características e função do modelo

Certamente você já viu um piso de ladrilho hidráulico tátil, mesmo que não reconheça pelo nome. Estamos falando daqueles pisos especiais de sinalização para deficientes visuais, algo bem comum em espaços públicos em todo o Brasil, como em calçadas de praças e até mesmo de prédios governamentais, de serviços à população.

O que pouca gente sabe é que este é um produto que pode ser classificado em dois modelos principais, o ladrilho hidráulico tátil direcional e ladrilho hidráulico tátil de alerta. Como o próprio nome sugere, o primeiro tem como função básica direcionar o deficiente visual através de texturas de listras em relevado. É aplicado, na maioria dos casos, e garagens e rampas de acesso para indicar a mudança de direção do percurso.

Por outro lado, o piso tátil de ladrilho de alerta tem como objetivo, além de indicar a mudança de direção, alertar sobre um obstáculo / problema à frente, como na existência de um poste ou mesmo em uma plataforma de metrô e ônibus em relação ao risco de quedas.

Piso de ladrilho hidráulico tátil: legislação, instalação e variedade de modelos

Segundo a NBR 9050/15 e NBR 16537/16, o piso de ladrilho deve estar presente em todo e qualquer ambiente de grande circulação de pessoas. Trata-se de uma solução eficaz para garantir segurança das pessoas que não enxergam, assim como para garantir mobilidade das mesmas, respeitando o direito de ir e vir de todo brasileiro.

Sobre suas medidas, os modelos podem ser variados conforme necessidade do local, sendo os modelos mais comuns de 20 x 20 x 0,20 cm / 25 x 25 x 0,20 cm / 30 x 30 x 0,25 cm. A instalação, por sua vez, deve obedecer alguns parâmetros. Por exemplo, em relação ao nível do solo. O ladrilho hidráulico tátil deve ser instalado com argamassa e na mesma altura do solo, como em uma calçada. Ele não pode estar em uma altura superior ou inferior, pois isso já representaria uma dificuldade para os deficientes visuais, subvertendo todo o seu propósito.

Outro ponto que merece destaque é em relação às cores e, nesse momento, você pode até levantar a questão sobre o motivo de um piso especialmente desenvolvido para pessoas com deficiência visual, ser colorido. A explicação é bem simples: o ladrilho hidráulico tátil precisa ser diferente do piso normal, justamente para indicar ali uma área que deve ser respeitada pelas pessoas.

Além disso, nem todo mundo que se locomove através da indicação tátil no solo é 100% cego (a). Pessoas com baixa ou baixíssima capacidade de visual podem conseguir distinguir algumas cores e somente a alternância da coloração entre o ladrilho hidráulico e o piso normal, já facilita e muito mais a orientação.

Não perca mais tempo pesquisando na internet

Sua busca online sobre ladrilho hidráulico tátil termina aqui! A Wat é uma empresa especializada em soluções de acessibilidade e trabalha há anos nesse que é um dos mercados mais exigentes do Brasil, afinal de contas, lidamos com produtos de extrema importância e que somente podem ser comercializados se atenderem a diversas normas técnicas de qualidade e segurança.

Quer saber mais detalhes? Entre em contato hoje mesmo com a equipe de atendimento e esclareça suas dúvidas sobre as opções de ladrilhos hidráulicos táteis, preços e condições, disponibilidade de estoque, prazo de entrega e tudo mais.

CLIQUE AQUI para enviar agora ao seu e-mail.

Caso prefira telefonar, os números da central são: (11) 3571-8343 / 2157-2160 / 2018-0028. Já pelo WhatsApp, envie sua mensagem em: (11) 94720-5606 (11) 99898-3760.

Crédito: Ratth / Tipo de licença: Royalty-free / Coleção: iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo