Guia de acessibilidade em edificações: saiba quais as principais soluções

Acessibilidade 23/06/2021
Guia de acessibilidade em edificações: saiba quais as principais soluções

Ambientes mais seguros e adaptados e garantem projetos adequados às demandas da sociedade em relação às pessoas com deficiência

Seja em prédios novos ou antigos, ter um guia de acessibilidade em edificações é fundamental para você verificar diariamente e com atenção redobrada sobre vários pontos, como demarcação de espaços, instalação de piso tátil e assim por diante. Aliás, justamente por tal necessidade, que a busca por acessibilidade nas construções tem crescido tanto nos últimos anos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura de hoje, aqui no blog da Wat!

O que você precisa saber sobre o guia de acessibilidade em edificações

  • Calçadas: mesmo localizada fora da edificação, é preciso olhar com a devida atenção para a calçada do prédio. Elimine todos os desníveis e retire os obstáculos, se possível. A instalação de piso tátil (alerta e direcional) também é importante.
  • Entradas acessíveis: todas as entradas da edificação devem ser acessíveis e esta é uma regulamentação oficial, da NBR 9050 (item 6.2.2) de 2020. Entradas principais, dos fundos, nas laterais, de serviços e assim por diante. Não pode haver exceção.
  • Rotas internas: corredores e demais áreas de uso comum devem ser livres de obstáculos e barreiras. As interligações entre tais ambientes são chamadas de rotas.
  • Banheiro acessível: barras de apoio, torneiras acessíveis e alarme PcD são alguns dos produtos indicados para garantir banheiros acessíveis. Quando pensamos em guia de acessibilidade em edificações, devemos pensar também nos sanitários.
  • Sinalização visual e tátil: também faz toda a diferença a instalação de sinalização visual e tátil em elevadores, escadas, na portaria, salões de festa e assim por diante. Placa em braile padrão e placa em braile para corrimão, por exemplo, são soluções essenciais.
  • Vagas de estacionamento: todas as edificações devem reservar vagas de estacionamento para pessoas com deficiência. A sinalização das mesmas deve ser adequada, bem visível e dentro dos padrões técnicos.
  • Balcão de atendimento: poucas pessoas pensam nisso, mas, como uma pessoa em cadeira de rodas poderá ser adequadamente atendida em um balcão “alto”? Como poderá preencher uma ficha de entrada? Desde 2004, após o Decreto Federal nº296, os balcões devem ser acessíveis.
  • Elevadores: o espaço interno deve ser adequado para entrada de uma pessoa em cadeira de rodas. O vão livre, por exemplo, deve apresentar abertura mínima de 80 centímetros. A sinalização das botoeiras com informação em braile, além de sonora e também visual.

Acessibilidade nas construtoras: soluções essenciais!

Quem trabalha com construção civil, seja em construções novas ou em adaptações em prédios mais antigos, sabe que a acessibilidade deve ser sempre uma prioridade. E faz todo o sentido: quase 24% dos brasileiros (Segundo IBGE) possuem algum tipo de deficiência e as construções devem oferecer ambientes seguros e adaptados para facilitar a locomoção. Para tal, algumas soluções são essenciais, como piso tátil inox, faixa antiderrapante, torneira acessível e muitas outras que você encontra aqui na Wat. São produtos de altíssimo padrão e fabricados dentro das mais exigentes normas técnicas. Que tal consultar preços e condições? Envie uma mensagem AQUI e fale com um consultor.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo