Entendendo a importância da arquitetura sensorial para deficientes visuais

Acessibilidade 10/02/2021
Entendendo a importância da arquitetura sensorial para deficientes visuais

Ambientes mais seguros e inclusivos fazem parte dos conceitos básicos da arquitetura sensorial

 O primeiro ponto que precisa ficar claro no post de hoje é em relação à definição de arquitetura sensorial para deficientes visuais. Estamos falando de espaços mais acessíveis e intuitivos para garantir um dia a dia mais seguro e independente para deficientes visuais. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura aqui no blog da Wat! Veja mais detalhes sobre as principais estruturas para deficientes visuais e muito mais!

O que você precisa saber sobre arquitetura sensorial para deficientes visuais

  • Arquitetura sensorial: por definição é uma arquitetura que deve visar as melhores soluções em um espaço para que todos os indivíduos possam, independente de suas limitações, se relacionarem da melhor forma com o ambiente em questão.
  • Pisos táteis: é uma ótima solução para casas / apartamentos de deficientes visuais. Através da criação de espaços funcionais, interligados por um corredor central, é possível instalar pisos que orientam a circulação de uma forma eficiente, diminuindo ao máximo o efeito “labirinto” que pode ocorrer em um espaço não preparado.
  • Linhas verticais e horizontais: instaladas na altura das mãos, funcionam como guias táteis para que os deficientes visuais possam se locomover com maior independência.
  • Flores e jardins: em espaços públicos de grande porte e com grande circulação de pessoas, como parques, o uso de flores perfumadas e jardins periféricos também pode influenciar na arquitetura sensorial, pois cada ambiente pode gerar uma identificação própria, favorecendo a localização de pessoas com deficiência visual.
  • Soluções sonoras: quando falamos em arquitetura sensorial, devemos pensar em todos os sentidos humanos, inclusive a audição. Em locais públicos como bibliotecas, prédios governamentais, por exemplo, o uso de tecnologias sonoras é indispensável.

A Wat tem o que você procura em soluções de acessibilidade

São diversos os produtos de altíssimo padrão quando o assunto é acessibilidade. Por aqui, você encontra linha completa de piso tátil (alerta e direcional) e linha braile completa, assim como soluções para escadas acessíveis e banheiros acessíveis. Importante ressaltar que todos os produtos disponíveis atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança dos órgãos regulamentadores do Brasil. Em outras palavras, você sabe que pode confiar na linha de produtos da Wat e no atendimento de profissionais que realmente entendem do assunto. Que tal conhecer os preços e condições especiais? Aproveite: fale aqui com um dos nossos consultores.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo