Entenda a importância da sinalização de escadas fixas para acessibilidade em locais públicos

Entenda a importância da sinalização de escadas fixas para acessibilidade em locais públicos

Garantir espaços públicos acessíveis e seguros é um passo importante para uma sociedade que deseja se tornar mais equilibrada e completa

Quem acompanha as postagens aqui no blog sabe que frequentemente publicamos conteúdos relacionados a pontos críticos de acessibilidade, como sobre vantagens de adaptação de uma escada acessível, por exemplo. E no post de hoje, vamos abordar outro tópico muito relevante, sobre importância da sinalização de escadas fixas para acessibilidade em locais públicos. Continue a sua leitura e aproveite o campo de comentários para enviar dúvidas e sugestões. Por aqui, a sua opinião é sempre muito bem-vinda.

Sinalização de escadas fixas em locais públicos: pontos de atenção

  • Localização: a sinalização de escadas fixas em locais públicos deve considerar a borda / início de cada degrau, sempre com cor contrastante em relação ao piso.
  • Material: a faixa de sinalização deve ser antiderrapante e fabricada com material resistente e de grande durabilidade, além de ser auto extinguível – que não propaga chamas.
  • Corrimãos: devem apresentar sinalização nas laterais, preferencialmente com anel de textura com cor contrastante com a superfície do corrimão. Deve ser instalado com distância de um metro da parede.
  • Acessibilidade (corrimão): para tornar a escada acessível, os corrimãos também devem contar com sinalização em braile para orientar sobre os pavimentos, assim como para indicar início e final da escada fixa. A mesma regra deve ser aplicada em rampas acessíveis.

Por que investir na sinalização de escadas fixas?

Acessibilidade é o futuro. É possibilitar as mesmas condições de locomoção e informação a todas as pessoas, independente de suas limitações físicas e mentais. Logo, sinalizar escadas fixas para acessibilidade em locais públicos é contribuir diretamente para uma sociedade mais equilibrada. E quando pensamos em locais públicos acessíveis, a atenção para sinalização deve ser redobrada, já que existe a Lei da Acessibilidade os estabelecimentos devem seguir a risca todos os parâmetros estabelecidos nela. Veja abaixo alguns exemplos de espaços públicos que devem contar com sinalização para escadas fixas:

  • Bibliotecas e espaços de convivência abertos ao público.
  • Prédios governamentais (prefeituras, câmara de vereadores, etc.).
  • Faculdades, universidades e instituições de ensino em geral.
  • Supermercados e bancos.

Fale hoje mesmo com a Wat!

Com anos de experiência no mercado, a Wat é uma empresa que entende muito bem o conceito a importância dos produtos de acessibilidade. Por aqui, você encontra o que precisa para adaptar espaços abertos ao público conforme os padrões de segurança e qualidade da Lei de Acessibilidade. Um bom exemplo disso é em relação à sinalização de escada fixa em locais públicos.

São vários modelos de faixas de sinalização para você escolher a melhor opção de acordo com o seu ambiente e necessidades. Trata-se de uma linha de produtos de altíssimo padrão, com aplicação dupla face e fabricação em policarbonato, além de opção fotoluminescente, que brilha no escuro.

Portanto, não perca mais tempo pesquisando na internet. Fale hoje mesmo com um dos nossos especialistas e garanta qualidade e ótimas condições. Feche um grande negócio com a Wat!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo