Entenda a importância da pedagogia visual para surdos

Acessibilidade 18/11/2020
Entenda a importância da pedagogia visual para surdos

Garantir as melhores condições de aprendizado em escolas e universidades é um passo importante rumo ao modelo ideal de sociedade

Sempre que pensamos em acessibilidade nas universidades e escolas lembramos de soluções como piso tátil, placas em braile, banheiros adaptados e outros produtos que realmente fazem a diferença no dia a dia de pessoas com deficiência. Porém, além de tudo isso, outro tópico de suma importância é a pedagogia visual para surdos. Já ouviu ou leu algo a respeito? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat, e confira tudo o que precisa saber sobre o tema.

O que é a pedagogia visual para surdos?

  • Conceito: propor medidas para facilitar o acesso de pessoas surdas a materiais didáticos escolares e universitários, em todos os níveis, sem exceção. Em países desenvolvidos, cada vez mais esta é uma realidade presente e o impacto para toda a sociedade é nítido. Quanto mais pessoas com elevado grau de educação, mais educado, rico e produtivo é o país.
  • Caminhos: a escola ou universidade deve promover a adaptação de todos os materiais didáticos em formatos acessíveis a pessoas com surdez total ou parcial. Felizmente, hoje não faltam opções no mercado de empresas que realizam tal serviço. Inclusive, o ideal é que as próprias instituições de ensino passem a comprar materiais, logo no primeiro momento, já adaptados.

Acessibilidade é com a Wat!

Se você procura soluções em acessibilidade para tornar a sua escola ou universidade mais acessível, você sabe que pode confiar no trabalho de quem realmente entende do assunto. A Wat atua há muitos anos no mercado e todo o seu know-how está presente em um atendimento transparente e objetivo, justamente para atender suas necessidades com agilidade e máximo profissionalismo. São vários os produtos que você pode comprar por aqui com preços e condições incríveis, como piso tátil, linha braile e muito mais! O que não falta é variedade para você adquirir o que precisa e na quantidade ideal para sua instituição de ensino. Quer saber mais? Fale aqui com um especialista.

Pedagogia para surdos: o que mais você precisa saber

  • Materiais educacionais: materiais audiovisuais devem oferecer opção de legenda, sem exceção em termos de conteúdo e formato. A instituição de ensino não pode, por exemplo, exibir um vídeo sem legenda.
  • Profissionais: os times de profissionais e professores das instituições de ensino também devem ser preparados para lidar não somente com o uso de materiais adaptados, mas principalmente com as pessoas com deficiência auditiva. Aprender a se comunicar com a língua de sinais, por exemplo, é um passo importante para compartilhar o conhecimento necessário dentro de uma sala de aula.
  • Outras soluções: os demais sinais sonoros comuns, como alertas de intervalos e de saída, devem apresentar alternativas visuais. O sinal da escola, por exemplo, deve ser visível em todas as salas de aula através de um sinal luminoso.
(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo