Entenda a definição de acessibilidade arquitetônica e como é aplicada

Acessibilidade 22/05/2019
Entenda a definição de acessibilidade arquitetônica e como é aplicada

A acessibilidade é um conceito muito amplo e igualmente importante dentro de uma sociedade que objetiva maior igualdade e respeito a todas as pessoas, independente da sua condição física ou mental. É justamente neste ponto, inclusive, que a acessibilidade arquitetônica mostra sua importância no dia a dia de pequenas e grandes cidades. Você já ouviu falar ou leu algo a respeito? A gente explica no post de hoje, aqui no blog da Wat!

Seu conceito é bem fácil de entender: acessibilidade arquitetônica consiste na eliminação total de qualquer barreira física ou ambiental em projetos de arquitetura, como na construção de casas, prédios, espaços públicos ou mesmo em equipamentos urbanos.

Acessibilidade arquitetônica na prática

Quando pensamos em acessibilidade arquitetônica, impossível não nos lembrarmos de estruturas adaptadas que encontramos no dia a dia, seja em ambientes abertos ou mesmo em locais fechados. Por exemplo, rampas de acesso que estão presentes nas entradas de bancos, agências dos Correios e escolas são bons exemplos de soluções de acessibilidade arquitetônica que foram planejadas e executadas com um só objetivo: permitir acesso facilitado e seguro a pessoas com deficiência.

Além das rampas de acesso, outra solução de acessibilidade arquitetônica que está presente em vários espaços é o piso tátil. Todo mundo certamente já frequentou algum local (normalmente espaços públicos, como prédios governamentais) com este tipo de produto. O piso tátil é, basicamente, um piso com pontos de relevo que orientam a locomoção e direção de pessoas total ou parcialmente cegas.

Também podemos citar banheiros adaptados como soluções de acessibilidade arquitetônica, isso porque um edifício público ou privado deve considerar a instalação de banheiros especiais (e todas as suas medidas e exigências particulares) desde os primeiros momentos do projeto, ainda na fase inicial. Justamente por isso, inclusive, tal solução é classificada dentro de acessibilidade arquitetônica. O mesmo raciocínio é aplicado, por exemplo, para viabilização de elevadores adaptados.

Alto padrão das soluções de acessibilidade

Dentro de um projeto de acessibilidade arquitetônica, a qualidade nunca pode ser deixada de lado. É fundamental que sejam utilizados produtos de acessibilidade de alto nível e enquadrados dentro dos padrões técnicos exigidos no Brasil. Hoje, em todo o território nacional, tais soluções devem seguir os critérios da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e de normas específicas, como da NBR 16537 para pisos táteis e da NBR 9050 para demais produtos.

O ponto central quando falamos de qualidade é referente à atenção no momento de aquisição de uma ou mais soluções. Um projeto de acessibilidade arquitetônica não pode considerar, em hipótese alguma, a compra de produtos com qualidade duvidosa ou procedência obscura. Não dê margem a erros!

Procurando por produtos de acessibilidade? Fale com a Wat!

Especializada em soluções de acessibilidade, a Wat é uma empresa formada por profissionais que realmente entendem do assunto, inclusive no que diz respeito à acessibilidade arquitetônica. Por aqui, por exemplo, você conta com o suporte de técnicos com know-how para indicar os melhores itens para cada aplicação, cada fase do seu projeto.

Na Wat, o que não falta é opção e qualidade quando você mais precisa. A linha de piso tátil, por exemplo, é completa para você viabilizar seu projeto sem qualquer problema. São vários modelos à disposição e todos, sem exceção, fabricados com materiais selecionados e conforme os mais exigentes padrões técnicos. Você também pode adquirir placas de sinalização, barras de apoio para banheiros de deficientes e muito mais!

Quer saber todos os detalhes, preços e condições dos itens que precisa comprar? A equipe da Wat está ao seu lado para responder 100% das suas dúvidas, seja por e-mail (clique aqui para enviar) ou mesmo pelos telefones: (11) 2018-0028 / 94720-5606. Aguardamos o seu contato hoje mesmo, aproveite!

Acessibilidade arquitetônica é um diferencial para o profissional de arquitetura que busca se destacar. E pra quem busca por oportunidades na área, pode buscar por vagas na Jooble.

Imagem: batuhan toker | iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo