Empatia na educação inclusiva: a importância do cuidado na comunicação com deficientes

Acessibilidade 31/03/2021
Empatia na educação inclusiva: a importância do cuidado na comunicação com deficientes

Espaços de ensino mais inclusivos facilitam o acesso à educação e contribuem diretamente para o desenvolvimento do país

Sempre que pensamos em produtos de acessibilidade em instituições de ensino, pensamos na inclusão de pessoas com deficiência em escolas, faculdades, cursinhos e universidades. E, acima de tudo, devemos pensar na empatia na educação inclusiva e em como ações essenciais podem garantir acesso à educação para milhões de pessoas em todo o mundo. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat!

O que você precisa saber sobre empatia na educação inclusiva

  • Foco principal: antes de abordarmos os pontos de atenção em relação à comunicação com pessoas com deficiência, devemos compreender a definição de empatia, ou seja, a capacidade de entender e aceitar as diferenças. Se possível, colocando-se no lugar do outro.
  • Além da empatia: compreender o conceito de empatia é importante quando pensamos em educação inclusive. Mas, nada disso realmente importa se soluções práticas não forem viabilizadas. É preciso tirar do papel as ideias de comunicação com pessoas com deficiência dentro das instituições de ensino. O que pode ser aplicado:
    • Soluções em braile: não poderíamos apontar melhor solução de acessibilidade para instituições de ensino. A aplicação de placas em braile tradicionais, mapas táteis, placas em braile para batente e placas em braile para corrimão, realmente fazem a diferença.
    • Materiais didáticos em braile: assim como a aplicação de placas e mapas em braile, também é importante disponibilizar livros e outros materiais também em braile para os alunos com deficiência visual. Neste cenário, a contratação / treinamento dos professores também é essencial.
    • Soluções em vídeo e áudio: para alunos com deficiência auditiva, o uso de vídeos com legendas é fundamental para a difusão do conhecimento. O mesmo conceito se aplica em soluções em áudio, como audiobooks, para pessoas com deficiência visual.
  • Lei Brasileira de Inclusão (LBI): esta é a lei que garante a alunos entre 4 e 17 anos o acesso à educação, independentemente da condição física ou motora dos mesmos. A Lei também trata da adequação de todos os espaços e estruturas de ensino.

Procurando por soluções em acessibilidade?

Fale com quem realmente entende do assunto, fale com a Wat! Por aqui, você conta com o suporte de profissionais que lidam diariamente com a comercialização de vários tipos de soluções de acessibilidade, como pisos táteis e linha braile completa. Todos os produtos atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade do mercado, assim como seguem com precisão todas as normas técnicas vigentes no território nacional. Em outras palavras, você não precisa se preocupar com o nível de cada solução e ainda conta com um atendimento personalizado, transparente e objetivo. Consulte preços e condições especiais: fale AQUI com um dos nossos consultores.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content