Conheça os símbolos da acessibilidade comunicacional e sua importância em ambientes comerciais

Artigos 15/01/2020
Conheça os símbolos da acessibilidade comunicacional e sua importância em ambientes comerciais

A utilização de símbolos da acessibilidade comunicacional é essencial para promover o acesso de pessoas com deficiência a diversos tipos de conteúdos

Quando estudamos sobre acessibilidade, seja para fins educacionais ou para implementar medidas que modifiquem ambientes, é fundamental conhecermos as definições técnicas e todos os diferenciais daquilo que estamos analisando. E isso vale em todos os aspectos, desde a utilização de produtos em braile ou para instalação dos símbolos da acessibilidade comunicacional. Aliás, por falar nisso, você sabe o que é acessibilidade comunicacional?

O que é e quais são os principais símbolos da acessibilidade comunicacional?

Resumidamente, podemos definir a acessibilidade comunicacional como uma iniciativa que promove recursos, bens culturais e atividades que estimulem a independência de pessoas com deficiência, que precisam de serviços específicos para acessar espaços públicos ou privados, ou mesmo conteúdos didáticos, por exemplo. Dentro desde universo, podemos apontar os seguintes símbolos da acessibilidade comunicacional como os mais populares:

  1. Símbolo de Língua Brasileira de Sinais: trata-se de um símbolo de grande importância, pois é entendido por deficientes auditivos e intérpretes e indica que é possível a comunicação entre as partes. É um símbolo mais utilizado em palestras, eventos, visitas guiadas e outros tipos de mídias audiovisuais. Sua representação é de um pictograma branco sobre um fundo azul, com desenho simulando mãos fazendo a linguagem brasileira de sinais.
  2. Símbolo de Audiodescrição: caso não saiba, a audiodescrição tem como objetivo a transformação visual em verbal, ou seja, descrever em áudio uma imagem / cena, como durante em um filme, por exemplo. Justamente por isso, é um símbolo encontrado em programas de televisão, projeção de filmes no cinema e em vídeos educacionais. Sua representação é de um pictograma branco sobre um fundo preto, com as letras AD em destaque.
  3. Símbolo de Closed Caption: basicamente, é um sistema de legendas ocultas utilizado na transmissão televisiva. O símbolo indica que determinada atração possui legendas ocultas e prontas para serem ativadas. Pode ser encontrado com facilidade em DVDs e também em vídeos na internet. Sua representação é de um pictograma branco sobre um fundo azul, com as letras CC em destaque.

IMPORTANTE: nunca é demais reforçar que o uso de símbolos apropriados e evidentemente de materiais com os devidos parâmetros alinhados à Lei da Acessibilidade são ações fundamentais em prol de uma sociedade mais inclusiva e justa, com oportunidades para todas as pessoas, do ensino básico à cultura, sem exceção. Além disso, tratando mais especificamente sobre os símbolos da acessibilidade comunicacional, não é permitida nenhuma alteração visual em sua composição.

Fale hoje mesmo com a Wat!

Nosso time de especialistas é formado por profissionais que lidam diariamente com soluções de acessibilidade, como materiais educativos, piso tátil, escadas acessíveis e muito mais. Por aqui, você sabe que pode confiar em um atendimento personalizado e especializado, desde o primeiro contato e para atender 100% das suas necessidades.

Todos os produtos são de primeira linha e seguem os rigorosos padrões técnicos exigidos pela legislação brasileira. Além disso, também oferecemos ótimos preços e condições para que você faça sempre ótimos negócios. Que tal comprovar isso? Fale hoje mesmo com o nosso time comercial e esclareça todas as suas dúvidas sobre os produtos de acessibilidade que precisa comprar. A Wat está ao seu lado!

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo