Conheça os diferentes tipos de sinalização tátil de alerta e direcional

Acessibilidade 10/04/2019
Conheça os diferentes tipos de sinalização tátil de alerta e direcional

Desde 2004 é obrigatória no Brasil a instalação de pisos táteis para promover a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. A sinalização tátil de alerta ou direcional é um piso com superfície de relevo acentuado e cores vivas para auxiliar quem possui alguma dificuldade motora ou sensorial a se locomover com segurança e agilidade.

Essas ferramentas foram desenvolvidas por japoneses e utilizadas pela primeira vez em estações de transporte por trilhos para indicar os limites das plataformas de embarque. Por aqui, as duas classificações de sinalizações táteis apresentadas acima são utilizadas para individualizar suas especificidades. Nesse post, você vai entender melhor quais são as diferenças entre elas.

Quais são os diferentes pisos que existem no mercado?

O formato e a utilização das sinalizações táteis de alerta ou direcionais são definidos pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme especificado pela NBR 9050. A função das sinalizações táteis de alerta é fazer com que os indivíduos possam evitar e se desviar de obstáculos. Já o fim dado para as sinalizações táteis direcionais é guiar os indivíduos por uma “trilha”. Elas devem ser utilizadas em locais de grande circulação de pessoas, principalmente onde há frequente presença de portadores de necessidades especiais.

Sinalização tátil de alerta

Esse piso é reconhecido pelo seu relevo formado por diversas esferas. Ele é utilizado para informar deficientes visuais sobre desníveis e obstáculos em equipamentos, como elevadores, plataformas de embarque ou para indicar o começo e o final de escadas e outros tipos de travessias, além de informar mudanças de direção.

Sinalização tátil direcional

Esse piso é reconhecido pelo seu relevo formado por diversas faixas paralelas. Ele é utilizado para guiar o usuário por determinado caminho, por isso é aplicado no sentido do deslocamento que será dado, seja em ambientes internos ou externos.

Instalação

As sinalizações táteis de alerta e direcionais são de fácil compreensão e proporcionam autonomia de locomoção e segurança. Elas podem ser feitas de concreto ou PVC e devem ser antiderrapantes. Confira algumas dicas para instalar corretamente essas sinalizações:

  • As cores dos dois pisos devem ser iguais para não causar confusão;
  • O piso ao redor deve ser liso e de uma cor que ofereça contraste;
  • Para utilização em calçadas de até 1,5 m de largura, a medida mínima do piso tátil é de 20 cm. Em calçadas maiores, entre 25 e 40 cm;
  • Obstáculos como postes e árvores também precisam ser sinalizados.

Cores

O contraste de cores é essencial para uma sinalização tátil eficiente. Confira o uso dado há algumas das mais comuns:

  • Amarelo – usados em exteriores para contrastar com pisos acinzentados;
  • Azul – oferece bom contraste para diversos tons de piso;
  • Vermelho, preto e branco – são mais utilizadas em pisos de cores claras, geralmente de maneira complementar.

 

Qualidade acessível? É na Wat.

A Wat é uma empresa localizada em São Paulo que se tornou especialista no segmento de acessibilidade. Quer contar com uma linha completa? Fabricamos e fornecemos produtos de qualidade para tornar melhores os ambientes e a vida das pessoas portadoras de necessidades especiais.

Se você está procurando pisos táteis para áreas internas e com argamassa para áreas externas, veio ao lugar certo. Possuímos opções em inox e PVC e diversos métodos de aplicação. Além disso, oferecemos serviços de instalação com uma equipe capacitada e por dentro de todas as normas brasileiras sobre o tema.

Com projetos realizados com sucesso por todo o Brasil, a Wat pode te ajudar na instalação e na adequação de qualquer local da melhor maneira. Clique aqui, entre em contato e conheça nosso trabalho!

 

Imagem: Ratth | iStock / Getty Images Plus

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo