Conheça os diferentes tipos de mapas táteis e sua importância na acessibilidade

Acessibilidade 10/03/2021
Conheça os diferentes tipos de mapas táteis e sua importância na acessibilidade

No dia a dia das pessoas com deficiência, os mapas táteis desempenham um papel importante para garantir maior independência em diversas situações

Você certamente já viu um mapa tátil na entrada de um Shopping Center, em uma agência de serviço de governo ou mesmo em faculdades e universidades. Felizmente, os mapas táteis são cada vez mais comuns em todo o território nacional. Isso acontece porque a importância da cartografia tátil é mais reconhecida e suas soluções mais valorizadas e também mais acessíveis nos dias de hoje. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Wat!

O que você precisa saber sobre os mapas táteis

  • Principais tipos: podemos citar no post de hoje dois principais tipos de mapas táteis, mais precisamente separando pela utilização dos mesmos:
    • Mapa tátil de ensino: todo e qualquer mapa que represente maquetes, mapas de países, gráficos e materiais didáticos.
    • Mapa tátil de orientação para mobilidade: como o próprio nome já deixa claro, este mapa tem como função indicar localização, pavimentos, setores, saídas e outros ambientes de um espaço público ou privado, como em estações de metrô, prédios do governo, faculdades e universidades, Shopping Centers e outros.
  • Cartografia tátil: este é o nome da área responsável pela criação dos mapas táteis e de elementos táteis em geral, como gráficos, por exemplo.
  • Existe um padrão universal? Não! Cada país tem o direito de trabalhar com suas normas de acessibilidade. No caso do Brasil, a Lei da Acessibilidade estabelece os padrões necessários.
  • Para todas as pessoas: muita gente não pensa por este ângulo, mas um bom mapa tátil é aquele que também cumpre sua função junto a pessoas que não possuem deficiência visual. Como todo mapa, seja didático ou de localização, deve cumprir sua função primordial.

Procurando por mapa tátil? Fale com a Wat!

Especializada em produtos de acessibilidade para atender as mais diversas necessidades, a Wat é uma empresa que tem o que você procura, principalmente quando pensamos na linha braile completa. Por aqui, o que não falta opção e os principais destaques da categoria são: mapa tátilplaca em braile tradicional, placa em braile para corrimão e também placa em braile para batente. Todas as opções, sem exceção, atendem aos mais rigorosos padrões de qualidade e normas técnicas. Em outras palavras, você sabe que pode confiar! Outro ponto positivo por aqui é o atendimento personalizado realizado por profissionais que realmente entendem do assunto e que lidam diariamente com mapa tátil e toda a linha de soluções para acessibilidade. Saiba mais: fale aqui com um dos nossos consultores.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Pular para o conteúdo