Conheça alguns dos principais exemplos de acessibilidade nas edificações

Acessibilidade 18/08/2021
Conheça alguns dos principais exemplos de acessibilidade nas edificações

Piso tátil, escadas acessíveis, rampas de acesso e muito mais. Pensar em acessibilidade nas edificações é, acima de tudo, uma ação de respeito

Um prédio de pequeno, médio ou grande porte, público ou privado, deve considerar os principais exemplos de acessibilidade nas edificações. Isso faz todo o sentido quando pensamos em uma sociedade moderna e que respeita seus cidadãos que possuem algum tipo de deficiência. Aliás, dentro deste universo, já compartilhamos aqui um conteúdo sobre o que diz a legislação sobre acessibilidade nas edificações. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura de post de hoje, aqui no blog da Wat!

6 exemplos de acessibilidade nas edificações

  1. Rampas de acesso: não podemos pensar em edificações que valorizam a acessibilidade sem pensar nas rampas de acesso, pois elas permitem o deslocamento de pessoas com deficiência com segurança e facilidade entre ambientes que apresentam desníveis em seus pavimentos, como da calçada à recepção do prédio.
  2. Piso tátil: esta é uma solução muito falada aqui no blog da Wat e nem poderia ser diferente. Os pisos táteis (alerta e direcional) são fundamentais para garantir a locomoção mais segura e independente de pessoas com deficiência visual total ou parcial.
  3. Linha braile: neste ponto, estamos considerando placas de acessibilidade e mapas táteis como soluções fundamentais e que podem ser aplicadas facilmente.
  4. Banheiros e escadas acessíveis: são várias as soluções que podem ser aplicadas quando pensamos em banheiros e escadas acessíveis, como alarme PcD e barras de apoio para sanitários, faixas de sinalização e anéis de corrimão para escadas.
  5. Vagas de estacionamento: é preciso “reservar” um determinado número de vagas para pessoas com deficiência, conforme estabelece a ABNT NBR 9050: 2015. O ideal é que tais espaços sejam localizados próximos à entrada da edificação, para que a pessoa não precise percorrer grandes distâncias. Também é fundamental remover qualquer tipo de obstáculo no caminho.
  6. Entradas e espaços internos: vale a pena também colocar no projeto de acessibilidade da edificação um ponto de observação em relação às entradas e espaços internos. Dentro da edificação, por exemplo, não podem existir obstáculos que impeçam a locomoção segura e total das pessoas com deficiência. As entradas, por sua vez, devem ser bem sinalizadas e espaçosas.

Variedade em soluções de acessibilidade

A Wat trabalha há anos, e com muito sucesso, em um dos mercados mais concorridos do Brasil, o de soluções de acessibilidade. Por aqui, você tem a certeza de encontrar produtos de altíssima qualidade e para as mais diversas aplicações, como linha diferenciada de piso tátil, linha braile, escadas e banheiros acessíveis. Todas as soluções atendem aos mais rigorosos padrões técnicos do mercado nacional. Em outras palavras, você tem a certeza de comprar produtos que podem ser utilizados com total segurança, sem riscos. Quer saber mais? Aproveite o post de hoje e envie AQUI uma mensagem de contato. Fale com a equipe de atendimento e descubra as condições especiais.

(11) 94720-5606

Fale por Whatsapp

Skip to content